A partir de agora, será possível encontrar os melhores momentos de um vídeo no YouTube sem precisar ficar arrastando a barra de reprodução. Ou melhor, sem precisar contar com o altruísmo de algum comentarista disposto a fazer a “minutagem” do vídeo nos comentários.

O novo recurso que, antes existia apenas para assinantes premium da plataforma, está agora disponível para todos os usuários. A nova ferramenta do YouTube mostrará quais instantes de um vídeo foram os mais assistidos pelo público.

Agora, a barra de reprodução vai contar com um gráfico em formato de montanhas e vales, que indica as principais partes do vídeo. A nova ferramenta basicamente poupa o tempo do usuário caso ele não queira acompanhar um vídeo inteiro — coisa bem útil principalmente em gravações de transmissões, como lives e conferências.

“Se o pico do gráfico for alto, é sinal que essa parte do vídeo foi repetida com frequência. Você pode usar o gráfico para encontrar e assistir rapidamente a esses momentos”, explicou o YouTube.

No vídeo abaixo, você pode assistir como o recurso vai funcionar.