Pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História do México encontraram um disco de pedra que parece representar o placar de um antigo jogo maia. O artefato estava na antiga cidade de Chichén Itzá, ao sul do país, e parece remeter a uma disputa que ocorreu há mais de 1,1 mil anos.
O jogo maia em questão é chamado de “pelota”, que significa “bola” em espanhol. Os povos antigos o jogavam em uma quadra utilizando uma bola de borracha. O objetivo é fazer as bolas atravessarem pequenos aros de pedra presos na parede. Até aí, parece fácil. Só que os jogadores tinham que fazer usando seus quadris, cotovelos ou joelhos.
É mais ou menos como uma versão primitiva do que você pode ver no vídeo abaixo:
@santito896 #viraltiktok #cozumel #cozumelmexico #rivieramayamexico #rivieramayamexico #playadelcarmen #mexico #corazondemexico #mexicantiktok
Os pesquisadores se referem ao placar recém encontrado como “Disco dos Jogadores de Pelota”. Ele mede 32,5 centímetros de diâmetro e pesa 40 quilos. O objeto estava em um prédio conhecido como Casa Colorada, que recebe esse nome devido a sua pintura interior vermelha. O local possuía sua própria quadra de pelota.
No disco, estão representadas duas figuras com trajes tradicionais do jogo. O indivíduo da esquerda usa um cocar de penas e uma faixa que traz um elemento em forma de flor, enquanto a outra pessoa desenhada usa um tipo de capacete chamado de “turbante de cobra”.
Há ainda no placar uma referência a época, indicando que o objeto foi cunhado no ano de 894 d.C. Segundo os cientistas, a peça pode ter celebrado uma importante disputa de pelota que ocorreu na Casa Colorada na época.
A equipe, no entanto, ainda não conseguiu revelar a identidade dos jogadores e o resultado do jogo. Os pesquisadores devem seguir estudando o artefato de Chichén Itzá para obter mais informações.