Semana passada, a PC Pro desafiou seus leitores a criar um computador que realizasse os testes de becnhmark de gráficos 3D mais rápido. Um engenheiro da Intel levou o prêmio, usando um computador de teste overclockado a quase 5GHz e resfriado a -40 graus Celsius.

Talvez isso seja um pouco de trapaça, só um pouquinho. O computador usa arrefecimento por mudança de fase, graças a um freezer grande no lado direito da foto acima. E o termômetro está certo: o computador está rodando a -40°C.

Steve, o engenheiro da Intel, forneceu com prazer as especificações da máquina dele, que rodou o benchmark em 50 segundos:

O sistema foi construído como segue:

Chassis – computador de teste Dimastech

Processador – Intel Core I7 980x vendido no varejo

Memória – Corsair Dominator GT ( 2250 CAS 8 ) rodando a 2046 em CAS 7

Placa-mãe – EVGA Classified X4 E762

Fonte – 2 x Corsair 950w Single Rail (1 para o sistema, outra para a placa de vídeo) com troca automática

Placa de vídeo – 1 x EVGA GTX480

Resfriamento da CPU – sistema de refrigeração Asetek Lightspeed com faixa de temperatura de -40 a -32°C à temperatura ambiente de 18°C

Armazenamento –  Seagate 160GB Sata (cache de 16mb)

Construção — feito para melhor desempenho, não para ser bonito!

E se você ainda não está impressionado, ele quere tornar o computador ainda mais frio e mais rápido:

Eu espero que, à medida que resfriarmos o processador a temperaturas extremamente baixas (-180°C) com nitrogênio líquido, possamos ver o processador rodando de forma estável na faixa dos 5.7 a 6.0GHz.

Vamos fazer mais overclockings extremos lá pelo fim de agosto, e vou incluir este benchmark à lista, para ver se teremos um resultado ainda mais impressionante.

Mais informações e fotos deste computador potente você encontra no site da PC Pro: [PC Pro UK via Slashdot]