_Ciência

Enterrados em um abraço, casal de 1.500 anos é encontrado por arqueólogos

Cientistas estimam que a mulher tenha se sacrificado para ser enterrada com o marido.

Imagem: Qian Wang

Os restos mortais de um casal enterrado há mais de 1,5 mil anos no norte da China foi recentemente descoberto. Segundo o estudo que analisou o caso, eles foram encontrados abraçados, e é possível que a mulher tenha se sacrificado para ser enterrada com o marido.

Embora enterros conjuntos entre homens e mulheres não sejam incomuns na China, este é o primeiro do tipo no país e pode refletir a mudança de atitudes em relação ao amor na sociedade daquela época. “Este é o primeiro [casal] encontrado em um abraço amoroso”, escreveram os arqueólogos ao Live Science.

A descoberta foi feita em junho de 2020 durante a escavação de um cemitério que havia sido exposto durante as obras na província de Shanxi. Lá, havia cerca de 600 sepultamentos de Xianbei, um antigo grupo nômade no norte da China que assimilou a cultura chinesa Han e datava da Dinastia Wei do Norte (386-534 dC).

O homem deveria ter 1,61 cm de altura e tinha alguns ferimentos, incluindo um braço quebrado, parte de um dedo faltando em sua mão direita e esporas de osso em sua perna direita. Ele provavelmente morreu entre 29 e 35 anos, disseram os pesquisadores. A mulher, por sua vez, estava bastante saudável quando morreu. Ela tinha cerca de 1,57 cm de altura e tinha apenas alguns problemas dentários, incluindo cáries. Ela provavelmente morreu entre 35 e 40 anos. Além disso, usava um anel no dedo anular.

Imagem: Qian Wang

Quem enterrou o casal, fez isso com carinho. O corpo do homem estava curvado em direção ao da mulher, e seu braço esquerdo estava sob o corpo dela. Seu braço direito a abraçou, com a mão apoiada em sua cintura. O corpo da mulher foi colocado “em uma posição para ser abraçado”, escreveram os cientistas. Sua cabeça estava ligeiramente voltada para baixo, o que significa que seu rosto teria descansado em seu ombro.

É provável que essa cena refletisse a dedicação do casal um ao outro na vida. “A mensagem foi clara — marido e mulher mentiram juntos, abraçando um ao outro por amor eterno durante a vida após a morte”, disseram.

Os arqueólogos decidiram não escavar totalmente os restos do esqueleto. Ao invés disso, a equipe os deixou entrelaçados para que a dupla pudesse ser exibida em uma futura exposição em um museu. Eles também encontraram dois outros casais enterrados juntos no mesmo cemitério; mas esses casais não estavam se abraçando com tanta força e as mulheres não usavam anéis.

[Live Science]

Sair da versão mobile