O Google tem estado em uma cruzada para matar as senhas. Em seus últimos esforços para promover essa ideia, a gigante da tecnologia agora tornou possível entrar em sua conta do Google em dispositivos iOS sem digitar sua senha — basta usar um telefone Android.

O raciocínio por trás dessa ideia é bastante simples: embora uma senha longa com um monte de letras, números e símbolos aleatórios é mais difícil de ser invadida pela força bruta de um ataque hacker, senhas mais fortes realmente não protegem contra outros ataques, como phishing, vazamentos de dados, ou pessoas usando a mesma senha em várias contas.

De fato, em uma recente entrevista ao Verge, o chefe de login do Google admitiu que a empresa prefere que as pessoas usem o recurso de login anunciado recentemente pela Apple do que continuar usando uma senha comum.

Seja como for, vamos voltar à notícia de hoje.

Para os interessados ​​em usar a nova opção de login do Google em dispositivos iOS, o procedimento é relativamente simples, mas há algumas coisas que você precisa fazer primeiro.

  1. Certifique-se de que a autenticação com dois fatores está ativada para sua Conta do Google e que você tenha adicionado seu smartphone Android como uma chave de segurança aprovada.
  2. Ative o Bluetooth no smartphone Android e no dispositivo iOS. (O Google usa o Bluetooth para fazer ping no seu telefone Android a partir do iOS.)
  3. Instale o aplicativo Google Smart Lock no seu dispositivo iOS.
  4. Verifique se seu smartphone Android está executando o Android 7.0 ou posterior.

Depois de fazer todos os itens acima, você poderá tentar fazer login normalmente. A diferença agora é que, em vez de pedir uma senha, você receberá um aviso no seu iOS para verificar seu smartphone Android. Nele, você receberá uma mensagem de verificação perguntando se você está realmente tentando fazer login em sua conta em um novo dispositivo .

A partir daí, o Google usará o “Client to Authentication Protocol” (CTAP) da FIDO Alliance para concluir seu login com segurança. Infelizmente, parece que esse método funciona apenas para entrar na conta do Google, mas não para aplicativos ou serviços de terceiros que usam a opção de login do Google, algo que você pode fazer em um smartphone Android.

Para quem se pergunta por que precisa baixar o aplicativo Smart Lock do Google em vez de usar o Chrome no iOS, o motivo é que o Chrome no iOS usa como base o Webkit da Apple, em vez do motor Chromium, que é o que todas as outras versões do Chrome usam.

E se você está reclamando por ter que ativar a autenticação com dois fatores, é melhor aceitar. Sim, é meio chato, mas você deve ativá-la, principalmente em suas contas principais. É o mínimo que você pode fazer para se proteger.