O novo produto de luxo da Apple é a privacidade

A Apple anunciou o botão 'Login com a Apple' para entrar em aplicativos. A promessa é mais privacidade, item que está se tornando um produto para a empresa.
Ilustração mostra iPhone e botão 'Login com a Apple'
Ilustração: Apple

A Apple quer te vender todos os tipos de novos serviços: música, revistas, séries de TV, entre outros. Mas com o anúncio do iOS 13, parece que a companhia está transformando uma de suas funcionalidades clássicas em um serviço em si. Ter um alto nível de privacidade será uma das maiores vantagens ao ter um produto da empresa.

whatsapp invite banner

O novo serviço Login com a Apple (Sign in with Apple) deve mudar a maneira com que usuários do iOS acessam aplicativos. Em vez de entregar o seu endereço de e-mail para um desenvolvedor ou usar uma conta de rede social como o Facebook ou Google, você poderá logar nos aplicativos usando o seu Apple ID.

Como funciona o Login com a Apple

Ao tocar no botão Login com a Apple você irá se autenticar com o Face ID ou Touch ID e essa opção criará um ID aleatório único para irá evitar que desenvolvedores acessem seus dados pessoais.

Se um desenvolvedor pedir por um endereço de e-mail, a função te perguntará se você quer gerar um e-mail aleatório único que manterá o seu verdadeiro endereço privado. Qualquer mensagem que o aplicativo decida mandar para você será encaminhado a partir desse endereço aleatório para a sua caixa de entrada.

Quanto isso custa e o que está em jogo

O novo serviço será liberado com o lançamento do iOS 13, o que significa que ele é quase gratuito. Você só precisará de um dispositivo iOS que rode a nova versão do sistema – compatível a partir do iPhone 6s.

Na prática, isso significa que se você quiser entrar para o clube da superprivacidade da Apple, será preciso ter um dispositivo que custa pelo menos uns R$ 1.800. Fica um pouco mais em conta se você comprar um dispositivo usado, muito embora seja meio bobo se referir a qualquer coisa que a Apple vende como “barato”.

É claro que alguém pode dizer que você pode ignorar a Apple e gastar sua grana em um smartphone Android com especificações superiores e que custa menos. Mas optar por um celular com sistema operacional do Google tem um custo diferente.

O que torna o Login com a Apple uma alternativa tão atrativa para os outros tipos de login é que ele previne que empresas como o Google e Facebook rastreie seus acessos. Ambas as empresas oferecem esses serviços de login para obter acesso a valiosos dados de usuários. Em outras palavras, os usuários têm a facilidade de acessar app com um toque, mas sacrificam sua privacidade.

Existe uma grande chance de que desenvolvedores odeiem o Login com a Apple. Para iniciantes, a Apple diz em uma atualização às suas diretrizes de revisão para submissões na App Store que a opção de Login com a Apple “será exigido como uma opção para os usuários de aplicativos que suportem logins com serviços de terceiros quando a opção estiver comercialmente disponível até o final deste ano”.

Em outras palavras, se um desenvolvedor quiser oferecer as opções de login do Facebook ou do Google, eles precisarão incluir a opção da Apple também. Isso pode ser ruim para desenvolvedores, mas é inegavelmente bom para os usuários do iOS, que até agora não tinham uma maneira totalmente privada e segura de fazer login nos aplicativos.

Privacidade como produto

Ainda assim, alguns céticos estão se perguntando se a Apple está apenas reforçando suas ofertas de privacidade em uma tentativa de convencer mais pessoas a comprar iPhones. É claro que é!

A Apple sempre se posicionou como uma empresa de tecnologia que se importa com a privacidade dos usuários, e esse mote de vendas se tornou mais convincente a medida que os vazamentos de dados se tornaram piores e as empresas famintas por dados como o Google começaram a coletar mais e mais informações pessoais.

Anúncios direcionados, como resultado, estão ficando cada vez mais esquisitos – assustadores a ponto das pessoas pensarem que o Facebook grava as nossas conversas no mundo real para oferecer personalizações melhores.

Essa teoria da conspiração provavelmente não é verdadeira, mas é assustador o quanto empresas como o Facebook e o Google sabem sobre nós, em parte pela suas opções de login. Portanto, não é absurdo pensar que algumas pessoas estariam dispostas a pagar um pouco mais por um iPhone para evitar a vigilância do Big Brother Google.

Algumas dúvidas e mais privacidade como produto

O Login com a Apple só vai ser lançado no último trimestre do ano e ainda há muitas dúvidas sobre o serviço. Por exemplo, não está claro se existirá uma versão do Login com a Apple para pessoas que possuem um Apple ID mas não estão acessando a conta via um dispositivo iOS. Baseado no fato de a função estar listada como uma função do iOS, parece improvável a disponibilidade dos itens mencionados a curto prazo.

Login com a AppleCrédito: Captura de tela

O que sabemos é que a Apple está indo além em sua cruzada pela privacidade enquanto um novo serviço chega apenas para determinados produtos. Além do Login com a Apple, a companhia revelou um par de novas soluções do HomeKit que permite que fabricantes de câmeras de segurança e roteadores utilizem funcionalidades de privacidade.

O HomeKit Secure Video irá funcionar com novas câmeras da Arlo, Logitech e outras, permitindo que as transmissões sejam criptografadas pela Apple e enviadas diretamente para o iCloud.

E pode apostar que a Apple irá cobrar os usuários dessas câmeras pelo armazenamento do iCloud, embora a companhia não tenha revelado detalhes sobre esses planos. Sabemos menos ainda sobre os roteadores com HomeKit, mas a Apple disse que roteadores de companhias como a Eero e Linksys serão mais privados e seguros.

A privacidade como um serviço pode parecer uma boa ideia. Está bem claro que empresas com negócios baseados em dados ou uma iniciativa que coleta a maior quantidade de informações pessoais possíveis tem pouco interesse em proteções fortes à privacidade.

Basta olhar para a Amazon e o pesadelo sem fim de privacidade que é a Alexa para provar esse ponto. Como Tim Cook ama dizer, a Apple não tem interesse em vender os dados de usuários, então está dobrando suas apostas no comprometimento com a privacidade. A empresa também vai dobrar suas apostas em seu comprometimento com a venda de iPhones e, sim, com a venda de serviços. A Apple não se tornou uma empresa trilionária dando as coisas de graça.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas