Enxurrada de garrafas pet na África do Sul escancara crise do lixo plástico
Em abril deste ano, a costa leste da África do Sul foi atingida por chuvas torrenciais que causaram pelo menos 440 mortes. As inundações e deslizamentos de terra ocorreram, principalmente, na cidade de Durban, que foi palco de jogos da Copa do Mundo de futebol em 2010.
Milhares de pessoas ficaram desabrigadas, enquanto parte da população teve o fornecimento de energia e água cortados. Como se não bastasse, foi divulgado na última semana um vídeo que mostra a enorme quantidade de garrafas plásticas que foram parar na borda da praia após o desastre ambiental.
https://www.instagram.com/p/Ccf7ox0M7jL/
A gravação foi feita por membros da organização sem fins lucrativos Clean Surf Project, que está coordenando as ações para limpar a praia de Umbogintwini. A ONG disse à EuroNews que as imagens capturadas mostram “apenas 500 metros de 100 km afetados”.
As tempestades em Durban estão intimamente ligadas às mudanças climáticas. Países vizinhos são vítimas das tempestades tropicais com frequência, mas essa não é uma realidade para a África do Sul.
O Serviço Meteorológico do país explicou à AFP que a costa leste foi atingida por um sistema de baixa pressão, que provocou chuvas e ventos intensos na região de Durban. Pesquisadores disseram que a cidade passou por inundações graves três vezes em menos de 10 anos, o que aponta para os efeitos claros do aquecimento global.