A Epic Games confirmou que sua loja digital chegará em breve ao iOS (mas só na Europa). Isso acontece porque a Apple está obrigada por uma lei europeia a autorizar lojas de apps e jogos de terceiros em seus dispositivos móveis. Além disso, a gigante de Cupertino será proibida de cobrar a taxa de 30% a desenvolvedores por transações realizadas dentro da App Store.
A DMA (Lei dos dos Mercados Digitais) visa combater os chamados “gatekeepers”, empresas de tecnologia que controlam e têm o poder de ditar os termos de grandes plataformas. Muitas vezes, as empresas estabelecem regras abusivas e até mesmo anticompetitivas para outras companhias.
Em seu perfil oficial no X, a Epic se pronunciou pela primeira vez sobre a novidade e demonstrou “entusiasmo” com o que está por vir. Tim Sweeney, CEO da empresa, também falou sobre a novidade e revelou que a Epic Games Sweden AB — uma subsidiária que opera na Suécia — será responsável por gerenciar a loja no bloco europeu.
Epig Games no iPhone
O perfil oficial de “Fortnite” já havia se pronunciado sobre o retorno da Epic Games ao iOS. Isso significa que os fãs do game poderão jogá-lo nativamente nos aparelhos móveis da Apple. Isso evitaria a necessidade de fazer a transmissão em nuvem do Xbox Cloud Gaming — que é a única forma de acessar o jogo na plataforma.
Além da União Europeia, a loja da Epic Games pode chegar em breve ao Reino Unido. Isso porque uma legislação muito parecida com o DMA está sendo discutida no parlamento local. Isso forçaria a Apple e outras big techs a mudarem a forma de atuação nestes países.
Em outras regiões, nada muda. Tanto a futura versão modificada da App Store, quanto a Epic Games Stores nativa do iOS, não têm previsão para começar a funcionar na América do Norte e América Latina, por exemplo. A única possibilidade disso acontecer é por força de Lei.