Enquanto a Nintendo parece não dar sinais que de lançará um Game Boy Classic oficial, lojas menores, como a Epilogue, apostam em conceitos que permitem reviver a nostalgia do aparelho. Este é o caso do GB Operator, um mini-emulador físico para rodar títulos originais do Game Boy no PC.

Custando US$ 50 (R$ 252 na conversão direta), dispositivo é um dock que aceita os cartuchos antiga de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. A pequena caixa em si se conecta no computador e funciona por meio de um aplicativo de desktop da Epilogue, que funciona em Wndows, Mac e Linux. O programa usa o emulador mGBA para melhorar a jogabilidade.

Além de suporte para cartuchos físicos de Game Boy, a Epilogue diz que o GB Operator trabalha com a Game Boy Camera original para facilitar o download de fotos. O recurso também pode ser usado para desenvolver e jogar games caseiros. Tem até uma função que detecta se o cartucho inserido é original, diminuindo as chances de você adquirir um produto falsificado — caso seja um usuário que gosta de colecionar esse tipo de item.

Imagem: Epilogue

Contudo, talvez a melhor característica do mini-dock é que ele pode baixar e fazer backup de dados de jogos salvos nos seus cartuchos de Game Boy, podendo ainda atualizar e sincronizar arquivos salvos entre o seu PC e o cartucho original. O emulador mGBA oferece ainda suportara controles externos e mods, para que você jogue da maneira que achar melhor.

Assine a newsletter do Gizmodo

O GB Operator está disponível em pré-venda no site da Epilogue. As entregas devem começar em agosto. Infelizmente, o envio internacional não inclui o Brasil.