Erro humano fez com que o sistema de alerta do Havaí avisasse sobre ameaça de míssil
Neste sábado (13), smartphones no Havaí acenderam com um alerta ameaçador: “AMEAÇA DE MÍSSIL BALÍSTICO EM DIREÇÃO AO HAVAÍ. PROCURAR ABRIGO IMEDIATO. ISTO NÃO É UMA SIMULAÇÃO”. Um pequeno pânico se estabeleceu imediatamente enquanto as pessoas se perguntavam se uma ogiva nuclear estava realmente prestes a acabar com parte dos Estados Unidos.
• Estados Unidos culpam publicamente a Coreia do Norte pelo ataque WannaCry
• Os detalhes do misterioso programa de investigação de OVNIs do Pentágono
Just received this alert in Hawaii pic.twitter.com/VCHwRdG9Bc
— Amanda Golden (@amandawgolden) 13 de janeiro de 2018
Acabo de receber este alerta no Havaí
Autoridades também entraram no ar durante as transmissões de TV havaianas com uma mensagem terrível ordenando que os moradores parassem o que estivessem fazendo para “tomar medidas imediatas”, como retirar os veículos das ruas e encontrar abrigo.
The moment the EAS alert interrupted Hawaiian TV is terrifying pic.twitter.com/pVwpCBeRgD
— Timothy Burke (@bubbaprog) 13 de janeiro de 2018
O momento que o alerta EAS interrompeu a TV havaiana é aterrorizante
Felizmente, não há nenhum ataque nuclear em direção ao Havaí. Alguns minutos depois, a representante havaiana Tulsi Gabbard publicou no Twitter que o alerta era um alarme falso, adicionando que ela havia confirmado pessoalmente com as autoridades de que não havia nenhuma ameaça de míssel em direção ao local naquele momento. A repórter Amber Jamieson do Buzzfeed News adicionou que um oficial da Agência de Gerenciamento de Ameaças do Havaí informou que o alerta estava relacionado com uma simulação e que estavam tentando enviar uma segunda mensagem.
Nos últimos meses, autoridades havaianas reativaram sistemas antigos projetados para alertar os moradores a respeito de ataques nucleares em meio as tensões entre a Coreia do Norte e as ameaças do presidente Donald Trump sobre uma guerra. De acordo com o Washington Post, embora especialistas acreditem que cerca de 90% da população havaiana sobreviveria aos efeitos imediatos de um ataque do tio, atualmente não existem abrigos designados para a proteção nuclear no estado, e de acordo com as probabilidades, os residentes não teriam mais de 12 a 15 minutos para encontrar um abrigo.
De acordo com a CNN, o governador do Havaí David Ige disse que não houve em nenhum momento nenhuma ameaça de míssil, nem uma simulação. O alerta foi enviado devido a um erro da equipe responsável.
“Foi um erro cometido durante um procedimento padrão no momento de mudança de turnos, e um funcionário apertou o botão errado”, disse Ige à imprensa.
O senador havaiano Brian Schatz adicionou que “O que aconteceu hoje é completamente imperdoável. O estado inteiro ficou apavorado. É necessário encontrar o responsável e consertar esse processo rapidamente”.
Segundo a CNBC, alguns moradores foram vistos procurando locais seguros depois que o alerta foi emitido, enquanto outros residentes recebiam mensagens de pessoas queridas pedindo para que procurassem abrigo. As autoridades enviaram outra mensagem informando o erro, mas só o fizeram 38 minutos depois, agravando o erro e deixando muitos havaianos escondidos em locais potencialmente seguros durante o período.
This was my phone when I woke up just now. I'm in Honolulu, #Hawaii and my family is on the North Shore. They were hiding in the garage. My mom and sister were crying. It was a false alarm, but betting a lot of people are shaken. @KPRC2 pic.twitter.com/m6EKxH3QqQ
— Sara Donchey (@KPRC2Sara) 13 de janeiro de 2018
O meu telefone estava assim quando acordei. Estou em Honolulu, #Havaí e minha família está em North Shore. Eles estavam escondidos na garagem. Minha mãe e irmã estavam chorando. Foi um alarme falso, mas aposto que muitas pessoas estão abaladas.
Imagem do topo: Captura de tela via Twitter