ESA vai simular 1º contato com alienígenas nesta quarta (24); onde assistir ao vivo
A sonda TGO (Trace Gas Orbiter), da ESA (Agência Espacial Europeia), vai enviar uma mensagem codificada para a Terra para simular um primeiro contato de seres alienígenas. O sinal será emitido na próxima quarta-feira (24), às 16h (horário de Brasília).
O projeto — batizado “Sign in Space” — enviará uma mensagem a partir da órbita de Marte e será captada por até três grandes radiotelescópios posicionados no nosso planeta, cerca de 16 minutos mais tarde. Em seguida, cientistas tentarão decodificá-la como forma de se “preparar” para uma possível tentativa de comunicação extraterrestre.
“Esta experiência é uma oportunidade para o mundo aprender como a organização SETI [Busca por Inteligência Extraterrestre, na sigla em inglês) trabalhará em conjunto para receber, processar, analisar e compreender o significado de um sinal do espaço”, disse Wael Farah, um dos líderes do projeto “A Sign in Space”, em comunicado.
Os receptores na Terra são:
- ATA (Allen Telescope Array), rede de antenas parabólicas no norte da Califórnia administrada pelo SETI;
- Telescópio Robert C. Byrd, do Observatório de Green Bank, no estado norte-americano de Virgínia Ocidental; e
- Medicina Radio Astronomical Station, do Instituto Nacional Italiano de Astrofísica, localizado no norte da Itália.
Essa não é a primeira tentativa de contato a fundo com alienígenas do SETI Institute. Em março, por exemplo, a organização usou uma nova geração de recursos IA (Inteligência Artificial) para procurar vida extraterrestre na nossa galáxia. Os astrônomos não haviam identificado antes oito sinais de interesse que foram descobertos pelos novos algoritmos.
Acompanhe a decodificação
As equipes dos três observatórios vão processar o sinal codificado e disponibilizá-lo para o público. Assista abaixo a transmissão ao vivo, a partir das 15h15 (horário de Brasília), de quarta-feira (24):
Segundo o SETI, pessoas interessadas podem acompanhar o processo ou mesmo ajudar na solução da decoficação da mensagem extraterrestre, por meio de um servidor no Discord. Todas as descobertas, pensamentos e contribuições artísticas e científicas para a mensagem podem ser enviadas através do formulário de submissão no site do projeto.
Além disso, nos próximos dois meses, a equipe vai realizar uma série de transmissões públicas no Zoom. A ideia é discutir possíveis consequências sociais ao contato humano com alienígenas.
“Receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre seria uma experiência profundamente transformadora para toda a humanidade”, disse Daniela de Paulis, artista residente do SETI e coordenadora do projeto.
“Sign in Space oferece a oportunidade sem precedentes de ensaiar e se preparar de forma tangível para esse cenário por meio da colaboração global, promovendo uma busca aberta por significado em todas as culturas e disciplinas”, pontuou Paulis.