_Ciência

Espécie rara de aranha gigante é encontrada na Austrália; assista

É a primeira vez desde a década de 1990 que os pesquisadores encontram um exemplar da espécie na Austrália

Aranha gigante na Austrália

Imagem: Queensland Museum Network/YouTube/Reprodução

A aranha Euoplos dignita, encontrada na Austrália, é considerada rara porque apenas um pequeno número de indivíduos na história foi coletado por cientistas. De todos os aracnídeos guardados no Museu de Queensland, apenas um não foi retirado da natureza antes da década de 1970.

Como se não bastasse, todos os espécimes armazenados no museu são do sexo feminino, o que dificulta o estudo por parte dos cientistas. Exemplares masculinos são importantes para que os pesquisadores consigam analisar a genitália, identificar e nomear o animal dentro da ordem Mygalomorphae.

Agora, o jogo virou. Em maio de 2021, pesquisadores australianos capturaram um espécime de E. dignita em uma estrada na região australiana de Eidsvold. A equipe passou três dias procurando o aracnídeo que, felizmente, é do sexo masculino. Essa foi a primeira coleta da espécie desde a década de 1990.

A aranha de tons avermelhados pertence ao grupo das aranhas-de-alçapão. Essas são famosas por seus corpos peludos e também pelos buracos que abrem no solo. Sabe-se que as fêmeas da espécie podem crescer até dois centímetros de comprimento, o que é considerado muito grande para esse aracnídeo. 

O estudo completo descrevendo o espécime foi publicado no Journal of Arachnology. Segundo os pesquisadores, a maioria dos habitats de beira de estrada onde a espécie poderia prosperar foram desmatados para agricultura ou danificados.

Não se sabe quantas populações de Euoplos dignitas existem hoje, mas o baixo número de indivíduos já encontrados aponta para uma espécie em declínio devido à intervenções humanas.

Sair da versão mobile