Fungo parasita achado na Mata Atlântica infecta e mata aranhas
Durante uma viagem de campo às florestas do norte do Rio de Janeiro, pesquisadores identificaram um fungo roxo inédito que se alimenta de aranhas-de-alçapão. A equipe registrou o patógeno enrolado no corpo do aracnídeo.
O fungo pertence ao gênero dos Cordyceps – o mesmo que se popularizou com a série “The Last of Us”. No entanto, a equipe ainda não sabe dizer se o novo parasita é capaz de controlar o comportamento das aranhas antes de matá-las.
A expedição na Mata Atlântica ocorreu em novembro de 2022. O objetivo era documentar a biodiversidade da área e buscar novas espécies. Estão envolvidos nas pesquisas o Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra, o Jardim Botânico de Nova York, nos EUA, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no Brasil, entre outras instituições.
Por enquanto, o fungo ainda não foi descrito em revista científica e nem mesmo nomeado. Ele só será oficializado como uma nova espécie quando passar por tais formalidades.
A equipe envolvida na descoberta utilizou tecnologia portátil para sequenciar o genoma do fungo no local. Ele foi identificado parasitando a aranha em uma das tocas que o aracnídeo utiliza para caçar insetos.
Cordyceps roxos são considerados raros. João Araújo, micologista brasileiro envolvido no estudo, disse ao The Guardian que este tipo de fungo foi coletado poucas vezes no mundo, sendo encontrado principalmente na Tailândia. Segundo ele, “esta provavelmente será a primeira vez que sequenciaremos uma espécie como esta no Brasil.”
Os cientistas acreditam ter encontrado também um fungo que ataca opiliões e outro que atinge besouros de esterco. Mais análises são necessárias para confirmar se esses parasitas também são inéditos.