Esta bateria flexível coreana muda de cor para indicar carga e descarga
Cientistas da Coreia do Sul anunciaram o desenvolvimento de um novo tipo de bateria inteligente que muda de cor para indicar o processo de carga e descarga de energia. Se aplicada, essa tecnologia poderá criar uma nova categoria de produtos inteligentes que não precisarão de telas LCD ou de lâmpadas de LED para exibir o nível da bateria.
Os professores Il-Doo Kim, do KAIST (Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada da Coreia), e Tae Gwang Yun, da Universidade Myongji, conduziram a pesquisa.
Eles criaram uma bateria flexível de íons de zinco que usa ânodo de polímero eletrocrômico — um material capaz de mudar de cor quando energizado. Dessa forma, quando a carga da bateria está cheia, ela ganha um tom azul-escuro; e quando está vazia, fica transparente.
Embora a tecnologia de baterias eletrocrômicas não seja nova, elas esbarravam no problema da baixa condutividade elétrica dos materiais eletrocrômicos. Isso porque ela resultava em baixa eficiência e pouca capacidade de armazenamento.
Por outro lado, os pesquisadores resolveram essa questão incorporando um espaçador especial conhecido como “ponte-π”, que aumenta a mobilidade dos íons dentro das células. Com isso, a equipe de Kim constatou que a bateria passou a carregar de forma mais rápida e teve sua capacidade de armazenamento aumentada. Além disso, o nível de descarga aumentou 40% em comparação com modelos anteriores, chegando a 110 mAh/g.
Janela do futuro
Os pesquisadores não deram um palpite sobre quando essa bateria flexível será usada comercialmente. Porém, ela abre portas para que novos produtos surjam a partir dessas características únicas.
“Essa tecnologia vai além dos conceitos atuais de baterias como apenas dispositivos de armazenamento de energia”, afirmou Il-Doo Kim na nota divulgada pelo KAIST. “Esperamos que essa tecnologia seja usada como um sistema de armazenamento de energia futurista, que acelere a inovação em baterias inteligentes e dispositivos vestíveis.”
Um aplicabilidade seria, por exemplo, em uma janela inteligente. Ela poderia escurecer automaticamente para melhorar a absorção da energia solar, além de bloquear raios ultravioletas e substituir cortinas.