Ciência

Está confirmado: núcleo do planeta Terra desacelerou

Há duas décadas, o movimento do núcleo interno da Terra é foco na comunidade científica. Algumas pesquisas indicam ele tem uma rotação mais rápida que a superfície da Terra

Um estudo feito por cientistas da University of Southern California (USC) conseguiu comprovar que o núcleo interno da Terra desacelerou, apresentando um retrocesso em relação à superfície do planeta.

whatsapp invite banner

Os pesquisadores publicaram o estudo na revista acadêmica Nature, na quarta-feira (12), afirmando que essa mudança na rotação do núcleo interno da Terra pode afetar a duração dos dias no planeta. 

Há duas décadas, o movimento do núcleo interno da Terra é foco de debate na comunidade científica. Algumas pesquisas indicam que o núcleo interno tem uma rotação mais rápida que a superfície da Terra.

No entanto, o novo estudo da USC traz evidências concretas que indicam que, desde 2010, o núcleo interno da Terra apresenta uma redução na velocidade de rotação, mais lento que a superfície do planeta.

O estudo usou formas de ondas e terremotos múltiplos, que são atividades sísmicas que ocorrem algumas vezes no mesmo local após um terremoto, com magnitudes menos intensas, mas similares.

Atividades sísmicas comprovam que núcleo interno da Terra desacelerou.

Gráficos de atividades sísmicas das Ilhas Sandwich do Sul. Imagem: USC/Reprodução

Os pesquisadores compilaram e analisaram dados símicos de 121 terremotos múltiplos registrados Ilhas Sandwich do Sul, que ocorreram entre 1991 e 2023. Além disso, eles também usaram dados de dois testes nucleares soviéticos do início dos anos 1970, bem da França e dos EUA, em estudos sobre o núcleo interno da terra.

John Vidale, professor de Ciências da Terra da USC e co-autor do estudo, revela que ficou “perplexo” após ver sismogramas que sugeriam essa mudança. No entanto, de acordo com Vidale, os pesquisadores analisaram outras dezenas de observações que demonstraram o mesmo padrão, tornando o resultado “irrefutável”.

“O núcleo interno da Terra desacelerou pela primeira vez em muitas décadas”, afirma Vidale no estudo, ressaltando a importância da descoberta sobre essa engrenagem do planeta.

Núcleo da Terra desacelerando: o que significa

O núcleo interno da terra é uma esfera sólida de ferro e níquel envolvida por um núcleo externo de ferro e níquel, mas em estado líquido. O núcleo interno é quase do mesmo tamanho da Lua, ficando a mais de 3.500 quilômetros debaixo do solo. Além disso, como não é possível ver nem visitar o núcleo da Terra, estudá-lo é um desafio. 

Os cientistas, portanto, precisam usar ondas sísmicas de terremoto para criar renderizações do movimento do núcleo interno.

O estudo considera que o núcleo da Terra está se movendo em retrocesso e mudando de direção em relação à superfície do Planeta justamente por apresentar uma rotação mais lenta que o manto terrestre. Esse fenômeno ocorre pela primeira vez após 40 anos.

Núcleo interno da Terra desacelerou em relação ao planeta e à sua velocidade anterior, diz estudo.

Diagrama mostrando a relação entre o angulo de rotação e o intervalo de recorrência durante a rotação reversa do núcleo interno da Terra. Imagem: USC/Reprodução

Além disso, o estudo comenta que o núcleo interno da Terra não desacelerou somente em relação à superfície do planeta. Mas, também, à sua própria velocidade.

Vidale afirma que o núcleo interno da Terra desacelerou pela agitação o núcleo externo que o envolve, responsável por gerar o campo magnético da Terra.

Segundo o estudo, atualmente, as implicações dessa mudança no movimento do núcleo interno para a Terra são apenas especulações. A desaceleração do núcleo interno pode alterar apenas frações de segundo na duração de um dia, sendo muito difícil perceber qualquer mudança.

Contudo, o estudo afirma que os pesquisadores pretendem traçar a trajetória do núcleo interno da Terra. E com ainda mais detalhes para revelar o motivo por trás da mudança.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas