Em resposta às ondas de reivindicações de direitos autorais disparadas contra streamers da Twitch por mais de um ano, um desenvolvedor veio com uma solução alternativa inteligente para jogadores que querem jogar e escutar músicas com direitos autorais no site de streaming.

O SpotifySynchronizer, uma extensão criada pelo desenvolvedor Peter Frydenlund Madsen, também conhecido como Pequeno0, faz praticamente o que seu nome sugere: sincroniza as faixas do Spotify de um streamer que está jogando um jogo específico com a conta do Spotify das pessoas que assistem ao stream. O resultado? Os espectadores podem ouvir a mesma música tocada por seus streamers favoritos do Twitch, mas direto no Spotify.

Em uma entrevista ao TorrentFreak, Pequeno0 explicou que teve a ideia assistindo a streams de Grand Theft Auto que estavam entre as mais atingidas pela recente inundação de greves de direitos autorais lançadas contra o Twitch por grandes gravadoras. “Na verdade, foi com eles em mente que comecei o projeto”, disse, observando que o Spotify foi a escolha natural para a criação de uma ferramenta como essa.

O Spotify é uma das plataformas de streaming de música mais populares do mercado, com mais de 150 milhões de usuários acessando o serviço regularmente. Além disso, ele acrescentou, o Spotify também tem um conjunto público de ferramentas de desenvolvedor que facilitou a configuração da extensão que ele estava imaginando.

SpotifySynchronizer
Imagem: Shoshana Wodinsky (Twitch)

Funciona assim: se um streamer do Twitch quiser tocar um determinado conjunto de músicas no fundo de seu jogo, ele pode conectar sua conta pessoal do Spotify a esta extensão, que mostra qual música está em loop no momento. Alguém assistindo a este stream pode abrir esta extensão, que abre sua própria conta do Spotify em seu próprio dispositivo, para tocar as mesmas músicas. Como o Spotify é quem toca a música nas duas pontas, isso significa que os artistas ainda estão sendo pagos.

É um sistema muito elegante, mas não sem alguns contratempos técnicos. Pequeno0 descreveu que era difícil fazer com que as respectivas APIs do Twitch e do Spotify funcionassem bem juntas, resultando na necessidade de tornar esta extensão uma janela pop-up, em vez de uma ferramenta que é incorporada diretamente na própria Twitch. E se um streamer escolher mudar uma faixa no meio da música, um visualizador pode precisar “forçar” suas contas do Spotify a sincronizarem para alterar as faixas junto com eles.

Assine a newsletter do Gizmodo

Pequeno0 também disse ao TorrentFreak que “se a extensão se tornar muito popular”, ele está aberto para expandir para outros serviços de streaming de música, como SoundCloud ou Pandora Radio. “Ele poderia ser estendido para usar ainda mais serviços e talvez até mesmo pesquisar músicas em diferentes serviços de música, de modo que o visualizador / streamer pudesse usar serviços diferentes, mas ouvir as mesmas músicas”, disse.