Cansado de imagens artificiais e cheias de photoshop na mídia? Então você pode simpatizar com esta inteligência artificial! O FAL Detector, da Adobe Research e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, é capaz de revelar onde há uso do photoshop em capas de revistas. Acompanhe!
O FAL Detector funciona através da criação de um mapa de calor nos locais do rosto com uso da ferramenta. Quanto mais manipulação da imagem, mais tons próximos ao vermelho se agrupam no espaço.
A ferramenta passou por treinamento em imagens com a utilização do recurso de manipulação Face-Aware Liquify da Adobe no Photoshop. O detector também pode reverter seu uso na foto, exibindo sua versão original.
Em janeiro, o blog do serviço digital de tratamento para transtornos alimentares Within Health publicou uma postagem mostrando o uso da ferramenta em fotos de revistas de celebridades como Jennifer Aniston e Angelina Jolie, por exemplo.
Nesse sentido, a Within Health testou a inteligência artificial em 40 capas de revistas, detectando o uso de Photoshop em 50% das delas. A ideia é apontar padrões irreais de beleza nas distorções dos rostos de famosos.
Segundo o serviço, Aniston e Jolie são “há muito tempo são consideradas algumas das mulheres mais bonitas de nosso tempo. E, no entanto, a verdade é que aqueles considerados ‘perfeitos’ ainda não atendem ao padrão de perfeição para aqueles que procuram usar suas imagens.”
O texto acrescenta que o FAL Detector “poderia fornecer uma arma muito necessária na luta contra os retratos cada vez mais irrealistas da beleza na mídia e no marketing”. (via PetaPixel)