_Fotografia

Esta imagem mostra como as lentes de uma câmera embelezam sua carinha feia

Já pensou por que você pode parecer mais bonito em uma foto do que outras, mesmo fazendo o mesmo sorriso e usando a mesma iluminação? É tudo culpa da lente de sua câmera.  Os retratos acima — tirados por Stephen Eastwood — mostram como isso funciona. Se você já usou uma rede social (e nem […]

Já pensou por que você pode parecer mais bonito em uma foto do que outras, mesmo fazendo o mesmo sorriso e usando a mesma iluminação? É tudo culpa da lente de sua câmera.  Os retratos acima — tirados por Stephen Eastwood — mostram como isso funciona.

Se você já usou uma rede social (e nem precisa ser desses de marcar encontro), viu uma foto e pensou “que que isso, morena, cê tá linda na foto! Que tipo de mágica é essa?” ou “eita, ela/ele parece bem melhor ao vivo”, você sabe exatamente do que eu estou falando.

É tudo culpa da distorção de lente (que também é afetada pela distância do objeto da câmera). As lentes fazem o mundo parecer diferente do que ele é visto por nossos olhos. Ele dobra a exposição de luz, capturando a cena com um certo campo de visão dentro de um frame limitado e bidimensional: uma foto. Dependendo do comprimento focal da lente, a imagem irá deformar mais ou menos, afetando a forma em que objetos e rostos aparecem na fotografia.

Você pode ver como a deformação funciona na série de Eastwood, que tirou a mesma foto com opções variadas de lentes, indo de uma 350mm até 19mm. Eastwood moveu a câmera para deixar a personagem na mesmíssima posição, para deixar o efeito mais visível.

Quanto menor a abertura da lente, mais campo de visão você pode capturar. Com uma lente fish eye de 15mm ou uma 19mm que Eastwood usou, o efeito é bem óbvio. Sua cara fica extremamente deformada, como todo o arredor. Mas quando você começa a subir, a distorção é mais sutil. Às vezes a distorção pode deixar seu rosto mais bonito do que ele realmente é. Às vezes o efeito faz a coisa piorar. Como tal distorção sutil não é óbvia, sua mente simplesmente compra a imagem e anota que é assim que a pessoa se parece.

O mesmo acontece com aberturas focais enormes. Em 350mm há uma distorção da realidade: a face da modelo fica mais plana e mais larga.

Em tese, fotografar com algo com cerca de 135mm irá produzir o melhor e mais preciso dos resultados, mas não há certo e errado aqui. Tudo depende da anatomia do objeto. É por isso que algumas pessoas são “fotogênicas” com algumas câmeras e em certos ângulos, e ficam monstruosas em outros.

Se você prestar bastante atenção, é possível observar tal efeito em fotos cotidianas tiradas com celulares e câmeras compactas. É possível ver isso mesmo sem trocar a lente. Durante uma recente viagem, enquanto tirava fotos com meu iPhone, colocar alguém no centro da foto deixava todo mundo mais bonito, principalmente com uma distância considerável. E quando eu colocava a mesma pessoa no canto da foto, elas ficavam completamente diferentes. A distorção é mais óbvia próxima aos cantos, e é o necessário para deixar as pessoas menos atraentes. O engraçado é que o inverso aconteceu comigo: eu fiquei melhor nos cantos do que no centro. Ou talvez eu tenha simplesmente passado a viagem toda em uma ressaca enorme.

Imagens por Stephen Eastwood via Petapixel

Sair da versão mobile