Nesta quinta-feira (25), chegam aos streamings uma série de produções (entre elas, Gavião Arqueiro) para assistir com a família. Outro título que se destaca é Encanto, o último filme da Disney, que estreia hoje nos cinemas.

Encanto conta a história dos Madrigais, uma família colombiana que tem superpoderes e mora em uma pequena cidade nas montanhas. Mas, ao contrário do que você veria em uma história em quadrinhos ou do MCU, toda a família usa seus poderes para ajudar as pessoas da cidade.

Ainda na infância, cada membro da família Madrigal deve descobrir que poder possui. Pode ser super força, super audição, ou habilidade de falar com animais. Isso aconteceu com todos da família,  exceto um dos filhos mais novos, Mirabel (dublada por Stephanie Beatriz, a Rosa de Brooklyn 99).

O fato de Mirabel não ter poderes faz com que ela se sinta deslocada em sua própria casa. Então, para compensar, ela embarca em uma aventura para tentar resolver alguns problemas que a super família está tendo.

Grande parte dessa jornada tem a ver com seu tio Bruno (John Leguizamo), que desapareceu após um evento misterioso. O público fica sabendo disso quando Mirabel começa a perguntar à família sobre Bruno… e é então que Lin-Manuel Miranda (Hamilton, Moana) assume. Foi ele quem escreveu todas as canções de Encanto.

A Disney lançou um clipe totalmente novo de uma de suas canções mais cativantes. “We Don’t Talknm About Bruno” (Não falamos de Bruno, em tradução livre) fala sobre o familiar misterioso. Tem só um problema nisso: a melodia vai ficar na sua cabeça o dia todo. Confira.

“Cada verso e cada estrofe apresenta um personagem diferente”, disse Miranda em um comunicado à imprensa. “Todos estão no mesmo cenário musical, mas de maneira completamente diferente. Todos cantam a mesma progressão de acordes com um ritmo e uma cadência totalmente próprios. ”

E então, é claro, há uma reviravolta inteligente. A música, que é sobre não falar a respeito de Bruno, explica exatamente o que aconteceu com ele. “Acho que toda família tem histórias sobre as quais você não pode contar – todos nós temos ‘minas terrestres’ dentro de nossas famílias”, disse Miranda. “Quanto mais proibido algo é, mais você quer falar sobre isso.”

Encanto é um filme adorável com músicas e visuais incríveis e uma história familiar real e emocional. No fim das contas, ser uma trama repleta de pessoas com superpoderes acaba quase nem sendo tão importante para a narrativa. E é por isso que ela — com perdão do trocadilho — encanta tanto.

Encanto estreia hoje (25) nos cinemas.