Nesta quarta-feira (24) a Disney+ liberou os dois primeiros capítulos de Gavião Arqueiro, nova série que faz parte do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Mas afinal… Quem é o herói? Sobre o que fala a trama? Quem é a outra arqueira que aparece ao lado dele?

O Gizmodo responde essas perguntas e sobre o que você precisa saber antes de dar play na série. Lembrando que alguns trechos contêm SPOILERS DOS FILMES DA MARVEL, então é preciso estar em dia ou saber alguns pontos importantes da história do MCU.

Quem é o Gavião Arqueiro?

Gavião Arqueiro
Imagem: Divulgação

É um dos primeiros vingadores do MCU que aparece em Os Vingadores, clássico de 2012. Clint Barton (seu nome real) não possui poderes especiais como Wanda ou um maquinário potente como o Homem de Ferro. Usa arco e flecha e tem uma habilidade excepcional em atirar, fazer acrobacias e nas artes marciais.

Mais caseiro do grupo, Clint tem uma família com três filhos e, além de vingador, também foi da S.H.I.E.L.D (organização que monitora os super-heróis e protege contra ameaças superiores como os Skrulls e a Hydra). Na época da organização, trabalhou ao lado da Viúva Negra (Scarlett Johansson).

Os filmes deixam claro que os dois tiveram um relacionamento amoroso no passado. Mesmo após o término, é perceptível que Natasha Romanoff ainda tem sentimentos pelo vingador.

Após os acontecimentos de Guerra Civil, Barton fica em prisão domiciliar e longe dos acontecimentos de Guerra Infinita (2018) em que Thanos dá o estalar (o Blip) e metade do universo é dissipado, entre as vítimas está a família do herói.

Abalado, Clint muda a identidade para Ronin, um caçador de criminosos perigosos durante os cinco anos do estalo, antes de ser recrutado para os Vingadores em Ultimato (2019). Após derrotarem Thanos, as pessoas (inclusive sua família) retornam.

Sobre o que é a série?

O programa irá abordar mais a fundo a relação de Clint e sua família após o Blip enquanto treina Kate Bishop (Hailee Steinfeld), uma arqueira jovem que sonha em ser super-heroína.

Porém, seu passado como Ronin o perseguirá e inimigos irão caçar o herói da Marvel. E existe um outro detalhe que faz uma ligação com o filme de Viúva-Negra (2021).

Na cena pós-crédito, Valentina Allegra (Julia Louis-Dreyfus), que aparece em Falcão e o Soldado Invernal, fala para Yelena Belova (Florence Pugh), que foi Clint quem matou sua irmã, Natasha.

Para quem não lembra (o que é difícil pela cena memorável), em Ultimato a heroína se sacrifica para conquistar a Joia da Alma, enquanto ela disputa contra Clint quem se sacrificaria.

Teremos toda essa confusão confeitada pelo espírito natalino, onde se passa a história. No primeiro episódio, Clint está mais preocupado em conseguir passar as festas de fim de ano ao lado da família após cinco anos dos acontecimentos.

Quem é Kate Bishop?

Gavião Arqueiro
Imagem: Divulgação

É a arqueira que será treinada por Clint. Nos quadrinhos, está junto com os Vingadores para derrotar Thanos. Mas, no MCU, ela será a vingadora da nova fase de heróis que chegam nas produções.

Além dela e Yelena, serão apresentados a outros personagens importantes do universo como Eleanor Bishop (Vera Farmiga), mãe de Kate, e Eco/Maya Lopez (Alaqua Cox), a nova heroína que mal apareceu e já teve anunciado um programa solo no Disney Plus Day.

Gavião Arqueiro terá seis episódios, sendo que os dois primeiros já estão disponíveis no Disney+.