Tecnologia

Este app permite trocar rostos de fotos, no estilo Kate Middleton

Conheça a ferramenta de inteligência artificial que permite trocar rostos de fotos para fazer edições, tipo a de Kate Middleton
Imagem: Stability AI/Divulgação

O mistério da princesa de Gales Kate Middleton já se tornou uma verdadeira teoria da conspiração. Tudo começou no início desta semana, por causa de uma foto editada por software. A imagem tem erros e distorções que normalmente aparecem em modificações amadoras, mas existem ferramentas de inteligência artificial capazes de trocar rostos de forma simples e rápida. Veja o app abaixo.

Entre as tecnologias que podem mudar o rosto das pessoas em uma foto está a Swap, desenvolvida pela Stability AI. A função fica dentro do aplicativo Clipdrop e simplifica o processo de trocar a face de humanos em imagens.

Segundo a empresa, a ferramenta consegue trocar uma cabeça inteira por meio de técnicas envolvendo inteligência artificial. As imagens saem em alta qualidade e podem ser usadas em redes sociais e até para fins profissionais.

Se você tem interesse em surfar na onda das teorias da conspiração e criar um mistério sobre o seu paradeiro, o Giz Brasil ensina, logo abaixo, como fazer uma edição de trocar rostos de fotos, tipo a da Kate Middleton.

Como trocar rosto em fotos com IA

Para trocar rostos em fotos no app, como na edição de Kate Middleton, é possível usar tanto o Photoshop — caso tenha o domínio da ferramenta — ou aproveitar aplicativos de inteligência artificial, como o Clipdrop. Caso escolha o segundo método, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Clipdrop no computador ou celular;
  2. Faça upload da foto que será editada;
  3. Adicione os rostos arrastando as fotos para o painel inferior. Aliás, o recurso detecta e agrupa automaticamente rostos da mesma pessoa;
  4. Arraste um rosto do painel inferior para um dos círculos destacados na foto;
  5. Faça download da foto finalizada.

A fim de obter os melhores resultados, o Clipdrop recomenda que as fotos não tenham objetos bloqueando os rostos das pessoas. A imagem também não deve estar tombada, nem virada, e a pessoa precisar estar olhando para frente.

De acordo com a plataforma, o modelo de IA detecta cabeças tanto na imagem de fundo quanto nas imagens enviadas pelo usuário. Depois, aplica-se um modelo de difusão estável ajustado, projetado para substituir o rosto das pessoas.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas