_Ciência

Este cristal derrete quando exposto à luz ultravioleta; assista

Cristal também muda da cor verde para amarelo, enquanto derrete. Ele pode ajudar os cientistas a entender fenômeno raro

Este cristal derrete quando exposto à luz ultravioleta; assista

Imagem: Universidade de Osaka/Reprodução

Cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, descobriram uma propriedade rara em um cristal: ele se transforma em líquido quando exposto à luz ultravioleta. Ele também sofre uma série de mudanças em sua luminescência conforme derrete. As descobertas estão descritas em um estudo publicado na Chemical Science.

“Este é o primeiro cristal orgânico que conhecemos que exibe uma evolução luminescente durante a fusão do cristal, mostrando mudanças de intensidade e cor, do verde ao amarelo”, disse Mao Komura, autor principal do estudo, em comunicado.

O material é um composto orgânico conhecido como dicetona heteroaromática. Porém, os cientistas o apelidaram de “SO” (S de “enxofre”, na tabela periódica, e O de “oxigênio”). Ele adquire um brilho verde quando exposto à luz ultravioleta.

Conforme a exposição continua, o brilho se torna amarelo, e o cristal se derrete lentamente. Confira abaixo o vídeo que mostra o fenômeno:

 

A equipe analisou propriedades termodinâmicas do material, examinou-o a partir de raios-X e usou cálculos teóricos para determinar que o composto estava realmente mudando de uma forma molecular para outra – e não derretia devido ao calor.

Trata-se de um fenômeno chamado transição de cristal para líquido fotoinduzida (PCLT, na sigla em inglês). O SO não é a primeira substância a apresentar este comportamento, mas pode ajudar os cientistas a entendê-lo melhor. 

“As indicações visuais das etapas do processo PCLT [a mudança gradual de cor] nos permitiram avançar no entendimento atual da fusão de cristais no nível molecular”, disse o pesquisador Yosuke Tani.

Compreender como este material se transforma com a luz e ser capaz de controlar seu estado físico pode ser útil de diversas formas. Segundo os pesquisadores, um exemplo de aplicação é um adesivo feito a partir de dicetona heteroaromática. Ele pode ser reversível e mutável a partir da exposição à luz ultravioleta.

Sair da versão mobile