Como fazer uma capa de invisibilidade para usar debaixo d’água? Um bom começo é criar um aparelho que manipule as ondas sonares. Este pequeno cilindro, criado por pesquisadores da Universidade de Illinois, faz exatamente isso.

Nicholas Fang, professor de ciência e engenharia mecânica na Universidade de Illinois, comandou a criação do aparelho, que é composto por 16 anéis concêntricos com circuitos acústicos. As ondas sonoras entram nos canais entre os circuitos, se movendo com velocidade em direção aos anéis mais internos. Mas como esse aumento de velocidade requer energia, as ondas se reúnem na borda externa do objeto, basicamente dobrando as ondas sonoras ao redor de si mesmo, e escondendo qualquer coisa em sua parte interna.



Em testes, a “capa” fez objetos de vários tamanhos e formatos se tornarem acusticamente invisíveis para ondas sonoras de 40 a 80 KHz, mas ajustes finos são necessários para objetos que se movam em velocidades altas. Mesmo assim, Fang está muito feliz com o progresso. “Esse certamente não é o tipo de truque que Harry Potter sabe fazer”. Oi? [Pesquisa via Daily Tech and Phys Org]