Até os SSDs crescerem e baratearem, os drives híbridos (que combinam um disco rígido convencional de alta capacidade com um SSD bem rápido) são uma boa saída. Especialmente agora que o Instituto de Armazenamento de Dados de Singapura criou um drive híbrido de 2,5″ com capacidade de 1 TB de apenas 4,98mm de espessura.

Se ele acabar com um preço razoável, ele poderá deixar o MacBook Air e os ultrabooks um pouco mais baratos e, talvez, ainda mais finos. E ele é esguio o bastante para ser colocado em um tablet, embora essa seja uma má ideia a menos que você seja muito cuidadoso.

Além do tera byte de espaço, o A-Drive ainda traz 32 GB de memória flash para o sistema operacional, outros softwares e arquivos mais acessados. O segredo de como o instituto conseguiu deixar o A-Drive tão incrivelmente fino está em um design proprietário para o motor que roda o disco. Ele não só é mais fino, mas como gasta menos energia, reduzindo o consumo em até 70% — o que acaba se traduzindo, também, em economia de bateria. Você ainda não pode comprar um (triste isso), mas provavelmente não será difícil convencer alguma empresa a colocá-lo em produção massiva o quanto antes. [Data Storage Institute via Gizmag]