Quando comecei a assistir a este vídeo eu pensei “olha, que engraçado, um lançamento de míssil falhou.” Obviamente, isso não era verdade. É assim que os mísseis anti-submarinos com capacidade nuclear RP-2 Viyuga são lançados: jogue-os na água e eles vão despertar para levar todo seu poder de destruição a 45 quilômetros de distância.

(…) ele é projetado para ser disparado a partir de um tubo de torpedo de 533 milímetros (21 polegadas). Depois de mergulhar, ele é impulsionado por um conjunto de mecanismos que varia de acordo com o modelo, levando sua carga a 45 quilômetros de distância, que pode ir de uma simples carga de profundidade a uma ogiva nuclear de 200 quilotons.

Existem versões tanto lançadas de submarinos quanto da superfícies. Os modelos de superfície são usados pelas classes Slava, Kirov, Neustrashimyy e Udaloy, enquanto os de submarino são lançados por classes Akula, Oscar, Typhoon, Delta, Kilo, e Borei. No entanto, os pacotes de munição usados nas duas versões são idênticos e, portanto, a versão lançada por navios também é disparada na água antes de ligar seus motores.

No vídeo, o míssil está sendo lançado por um destroyer Udaloy classe-II da Marinha Russa.