Este mapa animado que mostra onde está a água em Marte

Até 99% das águas existentes em Marte estão em minerais hidratados na superfície; planeta tinha imenso oceano há pelo menos 4 bilhões de anos
Veja este mapa animado que mostra onde está a água em Marte
Imagem: NASA/Divulgação

Um mapeamento de mais de dez anos da NASA e ESA (Agência Espacial Europeia) apontou um inédito “mapa da água” em Marte. Estima-se que o planeta vermelho tenha tido um imenso oceano há 4 bilhões de anos chamado Oceanus Borealis.

whatsapp invite banner

Segundo pesquisadores, o planeta possui condições específicas que permitiram a existência de água em sua superfície. Mas, com o passar dos séculos, mudanças na temperatura, clima e geologia empurraram a água para a atmosfera ou solo, o que deu fim ao oceano. 

Hoje, 99% dessas águas estão em minerais hidratados – rochas abaixo da superfície marciana. A formação química desses minerais inclui água ou dois de seus elementos principais: hidrogênio e oxigênio. 

O mapa da água em Marte, criado pelo site Visual Capitalist, destaca a localização desses minerais. Veja a seguir:

Fontes de água em Marte 

Apesar de ser um “cemitério” da maior parte do oceano de Marte, os minerais hidratados não são a única fonte de água: os dois pólos do planeta têm gelo. Na calota polar norte está a única água visível, enquanto no pólo sul a água fica abaixo de uma calota de dióxido de carbono congelada. 

Em 2020, análises sugeriram a presença de água líquida em lagos subterrâneos de água salgada perto da calota polar sul. Neste ano, novas evidências indicaram que o planeta vermelho pode estar geotermicamente ativo. 

Isso significa que pode haver mais água congelada no subsolo profundo, a uma profundidade que os atuais radares não conseguem chegar. 

Novas inspeções querem verificar se minerais hidratados podem estar se formando perto de fontes de água. Se isso se confirmar, é possível que haja extração de água nesses locais.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas