Cientistas britânicos desenvolveram um impressionante site chamado Onezoom, que nada mais que um mapa interativo com a ideia de esquematizar as conexões evolutivas entre mais de 2,2 milhões de espécies conhecidas pela ciência.

O projeto criado no Reino Unido ao longo de 10 anos foi divulgado pelos criadores neste mês.

O que é o Onezoom

Onezoom é um projeto de biodiversidade desenvolvido no Imperial College London e da University of Oxford, que permite aos usuários descobrir interativamente a evolução das espécies animais e vegetais no mundo com uma abordagem inovadora também apelidada de “The Google Earth of Biology”.

Na plataforma, as folhas da árvore que representam cada espécie tem cores diferentes, dependendo do seu risco de extinção, as espécies seguras tem folhas verdes, as ameaçadas são vermelhas e as recentemente extintas são pretas. A maior parte das folhas são cinzas, porque a espécie ainda não foi avaliada ou não há dados suficientes sobre o seu risco de extinção.

85 mil imagens

Com a possibilidade de ampliar cada uma das espécies sem sair da mesma página, há mais de 85 mil imagens para descobrir e dados sobre o risco de extinção.

O funcionamento é igual ao de um mapa geográfico, o mouse é usado para se mover pela árvore, e o zoom mostra mais detalhes. As espécies podem ser pesquisadas na caixa de busca do canto superior direito, possibilitando também traçar caminhos de ancestralidade comum.

Além das curiosidades sobre as espécies, também é possível saber a popularidade de cada uma  baseada na quantidade de vezes que suas paginas foram consultadas no Wikipédia.

Assine a newsletter do Gizmodo

As curiosidades

Na árvore também é possível ver quais as maiores espécies do mundo. No reino animal, a espécie humana surge no topo, mas com concorrência do lobo, de onde derivam todas as variedades de cães domésticos. Quanto ao reino vegetal, a canábis é a campeã de popularidade, seguida da couve, da batata e do coco.

Para além da curiosidade informal, os dados da árvore também podem ser usados por organizações que se dedicam à educação, tal como museus, jardins ou zoológicos.

Boa viagem pela Terra: Onezoom.