O vídeo também está disponível em Dnevnik.hr

Ivan Stoiljkovic, um garoto de seis anos da Croácia, pode ser o próximo Magneto. Ele consegue grudar até 25kg de frigideiras, colheres, garfos, pedaços de ferro, halteres, moedas e qualquer coisa metálica na barriga cheinha dele. Poderes legais, né? Pena que ele não é magnético.

A menos que a ciência, o magnetismo e a biologia tenham mudado da noite para o dia, Ivan é só um gordinho sebento. Tá, estou sendo grosso. Ele é um fofinho com pele grudenta. James Randi, fundador de uma organização que desmascara fraudes paranormais, desmistifica toda essa história de Magneto Boy:

O fato de que panelas de alumínio grudam nesse menino, assim como moedas de cobre e prata, mostra que o tal “magnetismo” se deve simplesmente à pele grudenta – a menos que ele tenha melhorado seu magnetismo para segurar objetos não-magnéticos [caso do alumínio, cobre e prata]. Uma das substâncias normalmente presentes na pele humana, um óleo protetor produzido naturalmente, é o sebo, uma substância química cerosa e particularmente adesiva, que pode ser facilmente lavada. Então, se você quiser ficar limpo, tome um banho. Claro, você vai ter que desistir da profissão de andar por aí com coisas grudadas no seu corpo, mas você vai se dar bem melhor num nível social.

Randi já viu esse truque antes – e nós também, há quase um ano. Ele diz que se você jogar talco no menino, ou mesmo uma camiseta, o “poder” dele some. Tinha uma parte de mim que queria acreditar nessa história, porque o Ivan é um gordinho simpático, mas a ciência vence. [Dnevnik.hr via Daily Mail via Randi.org]

Fotos por Marko Murkovi?/Cropix