Quão realista você quer as simulações sejam? Alguns fãs de corrida chegam a gastar milhares de dólares em monitores, controles e assentos que se movem e balançam para melhorar a experiência virtual de dirigir. Mas uma companhia chamada CXC Simulations está elevando a brincadeira ao próximo nível com um volante forte o suficiente para machucar o piloto.

O Motion Pro II da companhia tem preço sugerido de US$ 54.000, mas inclui múltiplos monitores, alto-falantes, um painel funcional, pedais e um assento de corrida que se mexe conforme a ação da tela. É tão realista que pilotos de verdade podem usá-lo para praticar, mas a CXC Simulations queria melhorar essa configuração ainda mais.

1250406629288222379

O volante do Motion Pro II foi recentemente atualizado com um novo servomotor que está conectado diretamente ao eixo de direção, eliminando a necessidade de cintos e engrenagens que podem reduzir a potência. Como resultado, enquanto o Motion Pro II original poderia gerar dois newton metros de força, o novo pode gerar incríveis 16 newton metros.

Então, se fosse o caso do seu carro virtual acertar uma parede enquanto você dirige no simulador e se você não soltasse o volante a tempo, ele agora tem potência mais do que o suficiente para recriar a mesma força da batida que você sofreria na vida real, o que quebraria facilmente seus pulsos. É uma ideia assustadora, e é por isso que a CXC está limitando o poder do novo servomotor. Uma experiência de direção realista é uma coisa, mas a ideia de um simulador é tirar todos os perigos da corrida.

A atualização do Motion Pro II também permite que ele recrie a sensação de cada buraco na pista, que é o real motivo porque a CXC decidiu melhorar a potência do sistema. Desenvolvedores de simuladores de corrida poderão especificar coisas como quão suja a superfície de uma pista é, permitindo aos motoristas sentir cada pedrinha. E o Motion Pro II vai também permitir que os usuários sintam a física e a força envolvidas em dirigir um carro em velocidades altíssimas. [CXC Simulations via IEEE Spectrum]