Um grupo de estudantes do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), na Suíça, desenvolveu um robô saltitante parecido com um inseto, que pula mesmo em atmosferas com pouca gravidade. A máquina, chamada SpaceHopper, foi projetada para viajar pelo espaço, explorando corpos celestes pequenos, como asteroides e luas.
Com corpo triangular, o SpaceHooper tem três pernas compridas e articuladas que permitem ao robô saltitar igual a um gafanhoto. Ele pode saltar em qualquer direção e conta com nove motores que garantem a capacidade de pular longas distâncias em ambientes de baixa gravidade.
Após aterrissar, o robô consegue assim corrigir a própria trajetória para proteger os objetos presentes no interior da máquina.
Como o SpaceHopper deve explorar posteriormente asteroides e luas, que têm menos gravidade em comparação com a Terra, ele precisa passar por testes em condições semelhantes a esses ambientes primeiro.
SpaceHopper enfrenta gravidade zero com saltos poderosos
Para ver se o robô realmente vai funcionar como esperado, os estudantes do ETHZ e cientistas da Agência Espacial Europeia lançaram o SpaceHopper em um voo parabólico que simula um ambiente de gravidade zero, quando a aeronave inicia a queda.
No vídeo a seguir, é possível ver o processo do teste:
Enquanto está flutuando, o robô estica as pernas em busca de alguma superfície sólida para se grudar. Ao encontrar, um ponto de impulso, ele contrai os membros e se lança na direção desejada pelos operadores.
Robô saltitante será usado em pesquisas
A ideia do projeto é utilizar o SpaceHopper para pesquisar informações que possam ajudar a compreender a origem da vida e da água não só na Terra, como também em asteroides. Dessa forma, é possível descobrir outros corpos celestes que podem funcionar como potenciais provedores de recursos valiosos.
Apesar de funcionar sem problemas, ainda não há previsão para lançar o robô no espaço. No momento, o SpaceHopper segue em desenvolvimento e passa por testes na Agência Espacial Europeia.