Tecnologia

Melhor que (muitos) humanos: robô chinês aprende a dar cambalhota no ar

Máquina desenvolvida pela startup chinesa Unitree ainda é capaz de correr e até fazer dancinha; confira os vídeos
Imagem: Unitree/Reprodução

É inegável que o  segmento da robótica tem evoluído rápida e consideravelmente nos últimos anos. As empresas do setor estão apresentando robôs cada vez mais impressionantes e com uma gama variada de habilidades atléticas de dar inveja em seres humanos. Veja abaixo  o desempenho de um robô chinês.

A startup chinesa Unitree desenvolveu o H1, robô humanoide que está chamando a atenção pela maneira como é capaz de reproduzir movimentos humanos. Assim, ele é capaz até mesmo de “dançar”, saltar, descer escadas e completar outras ações que há alguns anos atrás seriam impossíveis para máquinas.

Mas o que mais tem chamado a atenção da comunidade é o fato de o robô ser capaz de atingir uma velocidade de 18 quilômetros por hora. Ou seja, um verdadeiro recorde na robótica. Como é possível observar no vídeo abaixo, o modelo pode correr mantendo o ritmo e estabilidade durante todo o percurso.

Confira a cambalhota do robô chinês

Outro movimento impressionante, que também está registrado em vídeo, é que ele é capaz de completar uma cambalhota no ar perfeitamente — algo impossível para a maioria das pessoas que vivem no planeta.

A máquina vem sendo desenvolvida para atuar como uma assistente de seres humanas em tarefas domésticas ou auxiliando durante outras atividades cotidianas, por exemplo. Por este motivo, a busca por uma movimentação com destreza é importante para garantir que o robô se movimente bem em corredores, escadas, rampas e outros tipos de ambientes que ele possa ter acesso em residências pessoais ou empresas.

O robô tem as seguintes características: é de propósito geral de 1,8 metro, aproximadamente 47 kg e capaz de detectar obstáculos no ambiente graças à combinação de sensor liDAR e câmeras. Ele está à venda no site oficial da Unitree por US$ 150 mil, o equivalente a US$ 745 mil em conversão direta.

A empresa chinesa também conta com algumas máquinas quadrúpedes, bastante semelhantes aos robôs da Boston Dynamics, que também são muito impressionantes. Mas custam muito mais barato porque o custo de produção na China é consideravelmente menor.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas