Estudo alemão destaca desvalorização do vocal na música pop ao longo de oito décadas
Uma análise de oito décadas da música pop revelou que as faixas vocais principais estão ficando cada vez mais silenciosas. O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Oldenburg, na Alemanha, e apresentou dados surpreendentes sobre a história da indústria musical.
A pesquisa foi feita a partir de uma análise minuciosa de diversas gravações de músicas populares entre os anos de 1946 a 2020. O objetivo era determinar a relação entre o vocal principal e o acompanhamento, por meio do índice LAR (Lead Vocal to Accompaniment Ratio).
Seus resultados mostraram que, ao contrário do que se esperava, o LAR das músicas diminuiu ao longo das décadas. Ou seja: os produtores musicais estão priorizando outros elementos sonoros em relação à voz dos cantores.
Primeiramente, os pesquisadores desejavam determinar se os valores do LAR foram modificados ao longo do tempo para melhorar a compreensão das letras ou se houve mudanças na tecnologia musical. Por exemplo, a amplificação elétrica de instrumentos poderia ser um fator, assim como a tecnologia de gravação multipista e estereofônica.
Segundo Kai Siedenburg, autor do estudo, uma outra possibilidade envolveria a evolução estilística da música pop.
Country é campeão em vocais
Para resolver a questão, uma nova análise de gênero foi feita. Dessa vez, os pesquisadores consideraram apenas canções indicadas ao Grammy em cinco gêneros diferentes.
A música country alcançou o LAR mais alto, seguido do rap e do pop, enquanto o LAR foi próximo do zero para rock e negativo para metal. O que faz sentido, considerando que uma característica fundamental do rock — e do seu subgênero metal — são os riffs de guitarra assumirem uma posição comparável aos vocais.
Por fim, para essa análise, foi utilizada um elemento semelhante ao LAR, o guitar-to-accompaniment ratio (relação guitarra-acompanhamento ou GAR). Contudo, seus resultados mostraram que o GAR para o metal foi um número positivo quase igual ao LAR para a música pop.