Ciência

Estudo diz que egípcios usaram elevador hidráulico para construir 1ª pirâmide

A hipótese do estudo se sustenta pela proximidade da pirâmide a dois canais, atualmente secos, que, possivelmente, serviram como hidrovias durante a construção
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Um novo — e controverso — estudo francês indica que os antigos egípcios usaram um sofisticado sistema de elevador hidráulico para construir a Pirâmide de Djoser, há 4.600 anos.

whatsapp invite banner

A descoberta desafia teorias antigas e destaca as impressionantes habilidades de engenharia do povo egípcio para construir a primeira pirâmide do mundo.

A hipótese do estudo se sustenta pela proximidade da pirâmide a dois canais, atualmente secos, que, possivelmente, serviram como hidrovias, fornecendo água da chuva e do rio Nilo para o local de construção, onde um havia um poço vertical.

Os egípcios antigos repetiam o processo de encher e depois drenar o poço para subir ou descer o elevador para construção da pirâmide de degraus de seis níveis.

Sistema hidráulico

Xavier Landreau, co-autor do estudo e presidente do instituto privado de pesquisa arqueológica Paleotechnic, da França, explica a função do elevador hidráulico.

De acordo com ele, o sistema de elevador transportava as pedras que construíram os pavimentos da pirâmide.

elevador hidráulico usado para construir pirâmide

O poço de elevador hidráulico que supostamente foi usado para construção da pirâmide. Imagem: Paleotechnic

Landreau e uma equipe de arqueólogos analisaram a hidrologia e geologia da região próxima à pirâmide de Djoser, na necrópole Sacará. Segundo o estudo, havia entre 4 e 54 milhões de metros cúbicos de água no local durante as duas ou três décadas de construção da pirâmide.

A água necessária para construção da pirâmide passava por antiga estrutura de pedras (Gisr el-Mudir), que serviu como barragem de sedimentos e de água antes de enviá-la à “Vala Profunda”.

Os pesquisadores do estudo deram esse nome a uma vala com 410 metros extensão que funcionava como uma cisterna subterrânea gigante, com múltiplos compartimentos.

De acordo om o estudo, um desses compartimentos se alinhava com o poço do elevador hidráulico central da pirâmide.

Críticas ao novo estudo

Os pesquisadores publicaram a descoberta no último dia 24, mas o estudo ainda precisa de revisão acadêmica por pares da comunidade científica.

Estudos anteriores sustentam a hipótese de um sistema hidráulico na construção das pirâmides pelos antigos egípcios, mas nenhuma pesquisa menciona evidências sobre um elevador hidráulico.

Também ão há registros de tal sistemas nas pinturas egípcias da época, que, frequentemente, ilustravam outras técnicas e processos de engenharia.

Além disso, a pirâmide de Djoser é considerada experimental, aumentando, gradualmente, o tamanho e a extensão da área durante a construção.

De acordo com a Universidade de Londres, a explicação mais aceita envolve o uso de sistemas de terraplanagem. A construção de rampas facilitava o transporte de materiais, por exemplo.

Apesar das críticas, os autores do novo estudo sugerem que explorar hipóteses similares ao do sistema de elevador hidráulico podem fornecer insights sobre como os antigos egípcios construíram essas estruturas. Os pesquisadores enfatizam o potencial científico em investigar poços de elevadores escondidos nas pirâmides.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas