Eternos, novo filme da Marvel, é mais uma prova de que a indústria do cinema vem investindo em como nunca em representatividade. Com uma equipe diversa — de gênero, etnias e orientações sexuais –, o elenco conta com Makkari, uma super-heroína surda. Isso teve um desdobramento importante: incentivou um aumento no número de pessoas interessadas em aprender língua de sinais.

Segundo o jornal britânico The Independent, uma pesquisa da Preply — plataforma online de aulas por vídeo — registrou um aumento de 250% nas pesquisas por “aprender a linguagem de sinais para iniciantes”, comparado ao ano passado.

Lauren Ridloff é a atriz que interpreta Makkari. No longa do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), a heroína se comunica através da LSA (sigla para língua de sinais americana). A busca por Ridloff também aumentou em todo o mundo em 550% desde 1º de novembro. Já “primeiro super-heroina surda” dobrou seu número de buscas desde novembro de 2020.

No Twitter, a atriz comentou sobre as consequências que sua personagem gerou na vida real.

“Isso é ótimo. Aprenda a língua de sinais com professores surdos/pessoas com perda auditiva/criadores de conteúdo” diz o tweet.

Lauren Ridloff defende a bandeira da acessibilidade para surdos no cinema. Em entrevista ao The New York Times, a atriz deixou claro como a distribuição de filmes ainda peca nesse quesito.

“Hollywood precisa assumir a liderança na legendagem de anúncios, trailers, e aquelas pequenas entrevistas engraçadas com clipes que as celebridades fazem promovendo seus filmes”, disse Ridloff. “Outra coisa que gostaria de ver melhorias são as especificidades da audiodescrição. Não é suficiente ver ‘a música está tocando’ em uma cena – que tipo de música é? Feliz? Apavorante?”.

Assine a newsletter do Gizmodo

O filme tem a direção da vencedora do Oscar Chloé Zhao e conta com elenco de peso — com nomes como Kit Harington (o eterno Jon Snow), Angelina Jolie, Richard Madden (o Robb Stark), Kmail Nanjiani, Brian Tyree, Salma Hayek, Lia Mchugh, Don Lee, Barry Keoghan e Gemma Chan.

Eternos está disponível nos cinemas.