EUA investigam destruição de uma casa por um possível meteorito
Autoridades dos Estados Unidos estão investigando um incêndio que destruiu uma casa localizada no condado de Nevada, no estado americano da Califórnia. A principal suspeita é que a queda de um meteorito tenha iniciado o fogo.
De acordo com o noticiário Los Angeles Times, o incidente ocorreu na última sexta-feira (3) por volta das 19h30 do horário local. Testemunhas relataram terem visto nesse mesmo horário uma luz brilhante cruzando o céu do condado – do tamanho de uma bola de basquete –, inclusive com registros em vídeo:
New video shows the moment a fireball was seen in the sky over Northern California. The timing was consistent with reports of a meteor hitting a house causing a fire. pic.twitter.com/Q4QpnkvZqH
— Joshua Rodriguez (@Joshuajered) November 6, 2022
“Ouvi um grande estrondo. Comecei a sentir cheiro de fumaça e fui para a minha varanda e ela estava completamente envolta em chamas”, disse Dustin Procita, o proprietário do imóvel. Ele acredita que sua casa tenha sido atingida por um meteorito.
A casa foi totalmente destruída, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. Contudo, um cachorro da família e alguns coelhos acabaram morrendo em meio ao fogo e a fumaça.
Por enquanto, ainda não está claro se existe de fato uma relação entre a bola de fogo no céu e o início do incêndio no imóvel. Porém, o capitão Josh Miller, do Corpo de Bombeiros, sugere que o incidente foi provocado por um meteorito ou asteroide. “Eu tive um indivíduo me falando sobre isso primeiro e tipo, ok, vou colocar isso no fundo da minha mente. Mas então mais pessoas – duas, três ou quatro começaram a entrar e falar sobre isso”, disse Miller.
Friday at 7:26 pm, CAL FIRE responded with Penn Valley FPD to a Residential Structure Fire near Lake Englebright. E2354 arrived first reporting a well involved trailer and vehicle, with no threat to vegetation. The fire was contained, committing resources for approx. 4 hours. pic.twitter.com/WPfjtZcLj8
— CAL FIRE Nevada-Yuba-Placer Unit (@CALFIRENEU) November 5, 2022
Procurada pelo noticiário, a NASA lembrou que no último fim de semana estava previsto o pico da chuva de meteoros Taurídeos. Os meteoros desta chuva são provenientes do cometa 2P Encke, além do asteroide 2004 TG10 – que se acredita ter sido um antigo cometa.
Astrônomos também previram que a chuva de meteoros deste ano poderia incluir um maior número de meteoros grandes e brilhantes – conhecidos como “fireball”. “Eu sempre assisti chuvas de meteoros e coisas do tipo quando criança, mas eu definitivamente não esperava que eles pousassem no meu quintal ou no meu telhado”, disse o dono do imóvel destruído.