EUA investigam destruição de uma casa por um possível meteorito

Imóvel pegou fogo após moradores avistarem uma grande bola de fogo cruzar o céu. Meteorito pode ter iniciado as chamas
EUA investigam destruição de uma casa por um possível meteorito
Imagem: YouTube/Reprodução

Autoridades dos Estados Unidos estão investigando um incêndio que destruiu uma casa localizada no condado de Nevada, no estado americano da Califórnia. A principal suspeita é que a queda de um meteorito tenha iniciado o fogo.

De acordo com o noticiário Los Angeles Times, o incidente ocorreu na última sexta-feira (3) por volta das 19h30 do horário local. Testemunhas relataram terem visto nesse mesmo horário uma luz brilhante cruzando o céu do condado – do tamanho de uma bola de basquete –, inclusive com registros em vídeo:

“Ouvi um grande estrondo. Comecei a sentir cheiro de fumaça e fui para a minha varanda e ela estava completamente envolta em chamas”, disse Dustin Procita, o proprietário do imóvel. Ele acredita que sua casa tenha sido atingida por um meteorito.

A casa foi totalmente destruída, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. Contudo, um cachorro da família e alguns coelhos acabaram morrendo em meio ao fogo e a fumaça.

Por enquanto, ainda não está claro se existe de fato uma relação entre a bola de fogo no céu e o início do incêndio no imóvel. Porém, o capitão Josh Miller, do Corpo de Bombeiros, sugere que o incidente foi provocado por um meteorito ou asteroide. “Eu tive um indivíduo me falando sobre isso primeiro e tipo, ok, vou colocar isso no fundo da minha mente. Mas então mais pessoas – duas, três ou quatro começaram a entrar e falar sobre isso”, disse Miller.

Procurada pelo noticiário, a NASA lembrou que no último fim de semana estava previsto o pico da chuva de meteoros Taurídeos. Os meteoros desta chuva são provenientes do cometa 2P Encke, além do asteroide 2004 TG10 – que se acredita ter sido um antigo cometa.

Astrônomos também previram que a chuva de meteoros deste ano poderia incluir um maior número de meteoros grandes e brilhantes – conhecidos como “fireball”. “Eu sempre assisti chuvas de meteoros e coisas do tipo quando criança, mas eu definitivamente não esperava que eles pousassem no meu quintal ou no meu telhado”, disse o dono do imóvel destruído.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas