De uns tempos para cá, caixas com cavaleiros em belos cavalos, dragões e robôs fortaleceram a imagem de que as placas de vídeo são os verdadeiros monstros de um computador – claro, elas realmente são e algumas merecem até o Goro na capa. Mas quando uma placa-mãe, mesmo com esse inconsciente nome materno, deixa os micreiros mais profissionais do mundo com o cabelo em pé, nós só podemos deduzir que alguma coisa está mudando. Conheça então a Classified SR-2, da EVGA, uma das placas-mãe mais absurdas da atualidade.

Como reparou bem o Engadget, você percebe que as coisas estão mudando quando aqueles coolers que você cansou de ver em placas de vídeo começam a aparecer em placas-mãe. Apesar de não ter nenhum objeto de comparação na foto, dá para perceber que a SR-2 é enorme, muito maior do que a média. São 34 cm de altura por 38 cm de largura. Mas tudo faz sentido quando você entende suas habilidades: quatro slots PCI-Express x16, espaço para até 12 pentes de memória, podendo atingir 48 GB de RAM e duas portas USB 3.0. Não, ela não está para brincadeira. Quem não brincou também foi o pessoal do Hot Hardware, que colocou dois processadores Intel Xeon 5680 de 3.3 GHz  –  sim, ela aguenta dois desses  –  e 6 GB de RAM. 

Não é preciso dizer que os números são absurdos. No PCMark Vantage, o resultado é cruel, muito cruel. Mesmo com o HyperThreading desligado, a combinação da SR-2 com os dois processadores quebrou recordes.

Mas o mais impressionante foram os testes gráficos. Tanto no 3DMark06 quanto no 3DMark Vantage, a combinação bateu o processador Core i7-980X, graças à habilidade de usar os 12 núcleos do Xeon 5680.

Os cabeçudos do Hot Hardware rodaram benchmarks de jogos também, além de testes de temperatura e consumo de energia, mas nós não queremos estragar as surpresas, então confira com seus próprios olhos. Mas nossa humilde conclusão é que, por 600 dólares, é preciso saber bem o que você está fazendo. A Classified SR-2 é praticamente profissional, ideal para quem mexe muito com vídeo e até mesmo com 3D. Resumindo, ela pode ser um divisor de águas entre homens e meninos, por isso é bom tomar cuidado. Mas quem cogita comprá-la, deve saber o que está fazendo, não? [Hot Hardware via Engadget]