Evolução rápida da IA preocupa Steve Wozniak, co-fundador da Apple

Wozniak falou das suas preocupações sobre a IA. Ele defende que big techs sejam responsabilizadas por danos causados pela tecnologia
Evolução rápida da IA preocupa Steve Wozniak, co-fundador da Apple
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Nesta semana, Steve Wozniak, co-fundador da Apple, falou sobre suas preocupações sobre a rápida evolução da IA (Inteligência Artificial) nos últimos anos. Recentemente, o engenheiro da computação assinou uma carta conjunta com profissionais e pessoas proeminentes do setor de tecnologia defendendo a regulamentação da IA.

whatsapp invite banner

A carta tinha assinatura de outros nomes famosos, como o bilionário Elon Musk, e, em resumo, era uma apelo pela pausa de alguns meses no desenvolvimento de sistemas IA. A ideia é promover uma discussão profunda sobre os impactos, benefícios e prejuízos da tecnologia, e, principalmente, na implementação de regulamentação e definição de padrões éticos para lidar com ela.

A principal preocupação de Wozniak é como a inteligência artificial pode ser utilizada por pessoas mal intencionadas para causar prejuízos a terceiros. Além disso, ele afirmou que ferramentas como o ChatGPT podem ajudar criminosos na aplicação de golpes mais convincentes em razão da qualidade dos textos gerados.

Imagem: Steve Wozniak, co-fundador da Apple/Wikimedia Commons/Reprodução

Wozniak pede responsabilidade às big techs

Na conversa com a BBC, o co-fundador da Apple, defendeu que as big techs, sejam responsabilizadas por quaisquer danos no mundo real causados por IAs. Segundo ele, as companhias acham que podem “escapar” de qualquer coisa.

Por outro lado, Wozniak disse não querer que a tecnologia seja paralisada. Contudo, ele defende prioritariamente que uma regulamentação entre em vigor e que as pessoas estejam melhor preparadas para lidar com a tecnologia. Com profissionais capacitados para trabalhar com IA, ele diz que será possível identificar possíveis falhas que causem prejuízos às pessoas.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas