ChatGPT falsos: como identificar e se prevenir

Plataformas de aplicativos móveis são tomadas por "cópias" do ChatGPT, da OpenAI. Saiba como identificar na prática
ChatGPT falsos: como identificar e se prevenir
Imagem: Levart Photographer/Unsplash/Reprodução

Nos últimos meses, a inteligência artificial generativa se tornou um dos assuntos que mais ganharam notoriedade no mundo da tecnologia. Muito disso se deve ao aumento da popularidade de plataformas como Dall-E, para geração de imagens, e, principalmente, do ChatGPT, para criar textos.

Com o sucesso do chatbot da OpenAI, outras big techs, como Google e Meta, também iniciaram uma corrida contra o tempo para lançar seus próprios chatbots — deixando o desenvolvimento do metaverso, que até então era a grande tendência no mundo da tecnologia, em segundo plano.

Além de concorrentes, o ChatGPT passou também a ter cópias, que possuem nome e logomarca semelhantes. Isso acaba induzindo usuários interessados a utilizar e, em alguns casos, assinar serviços pagos para obter alguns “benefícios extras”.

Ao digitar o termo “ChatGPT” na pesquisa de lojas de aplicativos, como App Store e Google Play, é possível ver uma série de opções de chatbots com avaliações bem altas. No entanto, ao invés de ser um atestado de qualidade do software, isto é, na verdade, um motivo para ficar alerta.

Uma tática recorrente entre esses apps é solicitar avaliação para o usuário mesmo antes de o aplicativo ser testado. Isso garante uma classificação relevante rapidamente e, consequentemente, boa colocação entre os resultados de pesquisa da plataforma — o que também gera um maior número de downloads.

O fenômeno dos imitadores acontece porque a OpenAI oferece acesso à sua API — através de uma assinatura paga — para que desenvolvedores possam trabalhar e criar softwares baseando-se em seu modelo de linguagem. No entanto, os apps, embora semelhantes, ainda estão longe da capacidade do original.

Como reconhecer imitadores do ChatGPT?

É importante destacar que o ChatGPT não possui aplicativos para celular. Portanto, quaisquer versões presentes em lojas de apps são apenas cópias.

Vale a pena prestar também atenção no logo e nomenclatura do site ou aplicativo. Por maior que seja a semelhança, existem algumas diferenças em relação ao logo oficial.

Para acessar a versão original, basta acessar o site da OpenAI (neste link), usando o navegador de sua preferência (pode ser no celular), e se cadastrar para utilizar o chatbot gratuitamente.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas