Exoesqueletos que nos darão força sobre-humana soam incríveis, mas também parecem ser pesados e desconfortáveis. Então que tal um exoesqueleto que você veste como um par de calças?

Pesquisadores de Harvard ganharam recentemente uma bolsa de US$ 2,9 milhões para desenvolver o Soft Exosuit, um exoesqueleto suave e leve. Até agora, eles criaram uma armadura como prova-de-conceito que lembra bastante uma calça legging preta cheia de cabos ligados a uma bateria na cintura.

DivulgaçãoEntão não é exatamente algo que usaríamos em uma festa. Mas a ideia por trás do Soft Exosuit é menos fashion e mais prática. Ele pode, por exemplo, ser vestido por baixo das calças por soldados e socorristas para dar a eles força extra. Ele poderia também ajudar vítimas de derrame a voltarem a andar.

A roupa inteligente conta com uma rede de sensores elásticos, um microprocessador e cabos conectando as articulações. A ideia é que os sensores flexíveis consigam detectar qual articulação está se movendo, e os cabos fornecem uma força extra. Não vai transformar uma pessoa instantaneamente no Homem de Ferro, mas para longas distâncias, pode ajudar a economizar bastante energia. [HarvardWired UK]

Imagens via Harvard’s Wyss Institute