Tecnologia

Explorer No.1: conheça o navio gigante da BYD que atracou no Brasil

Nova embarcação tem 199,9 metros de comprimento e capacidade para transportar 7.000 mil veículos e a BYD planeja frota de navios próprios para impulsionar operações logísticas
Imagem: BYD/Reprodução

O Explorer No.1, navio da montadora BYD, chegou ao Brasil na última semana trazendo remessas de veículos da marca que serão comercializados no mercado nacional — que é uma das maiores prioridades da empresa em um nível global.

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A chegada do cargueiro aconteceu no Complexo Portuário Governador Eraldo Gueiros, conhecido popularmente como Porto de Suape, localizado na região metropolitana de Recife, no estado de Pernambuco.

A nova embarcação da chinesa tem 199,9 metros de comprimento e capacidade para transportar 7.000 mil veículos. Inaugurado no porto de Yantai, na província de Shandong, na China, em janeiro deste ano, o navio já havia realizado algumas viagens anteriormente, mas ainda não havia se deslocado nenhuma vez até a América do Sul.

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Dessa forma, o cargueiro conta com um sistema relativamente novo de combustível duplo. Na prática, significa que ele é alimentado por combustível tradicional — que normalmente óleos combustíveis marítimos ou Diesel Marítimo — e também GNL (gás natural liquefeito).

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Este é, assim, apenas o primeiro de um plano ambicioso da companhia de impulsionar suas operações logísticas com uma frota de navios próprios. Segundo um comunicado da própria BYD, existem planos para ceder suas embarcações para empresas terceiras transportarem carga para todas as regiões do planeta.

Assista ao vídeo do navio do BYD

O lançamento bem-sucedido do EXPLORER NO.1 marca um passo fundamental para a BYD na expansão dos mercados estrangeiros. Em linha com seu espírito colaborativo, a empresa planeja não apenas implantar esses navios para suas próprias operações, mas também se envolver em parcerias abertas, desenvolvendo uma nova era para as montadoras chinesas no cenário internacional

Posteriormente, nos próximos anos, a BYD, segundo comunicado oficial, espera colocar em funcionamento mais oito navios. Que, porém, neste momento ainda estão em desenvolvimento. Todos os novos cargueiros devem ser “sustentáveis” e entregues equipados com um sistema que oferece bateria desenvolvida com tecnologia própria. Ela é combinada com um gerador de energia.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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