Explosão em Berlim coloca outros super aquários em alerta
A explosão do AquaDom, o aquário gigante com mais de 1,5 mil peixes localizado no complexo do hotel Radisson Blu, em Berlim, nesta sexta-feira (16), colocou gestores de aquários super tecnológicos em alerta.
Investigações preliminares apontam a causa do incidente como “fadiga material”, noticiou a emissora RBB 24, que participou da coletiva de imprensa do governo alemão. Não há indícios de ato criminoso e o prédio não corre risco de desabar, reiterou a polícia.
A estrutura de 14 metros de altura comportava 1 milhão de litros de água e recebeu do Guinness Book o título de maior aquário cilíndrico do mundo. O tanque abrigava mais de 100 espécies de peixes – a maioria originária de clima tropical.
Construção
As paredes do aquário, inaugurado em 2003 e reformado em 2020, foram feitas de 41 painéis de acrílico de alta engenharia.
Segundo a empresa norte-americana Reynolds Polymer Technology, que integrou o processo de construção da estrutura, 26 dos painéis tinham uso externo e 15 uso interno. A companhia se diz empresa-irmã da ICM (International Concept Management), também citada como construtora do AquaDom.
“Somando-se à complexidade da engenharia, a base do AquaDom é elevada a 8,84 metros acima do solo”, diz a empresa Reynolds em seu site. Todos os dias, dois mergulhadores cuidavam dos animais e da limpeza do aquário, incluindo painéis de acrílico e corais.
https://www.instagram.com/reel/CmN8uucjskd/?utm_source=ig_embed&ig_rid=df13bb29-4035-4c5a-b8aa-a2305e2a2a5a
Em comunicado à imprensa, Marcel Kloos, gerente regional da Merlin Entertainments, que inclui o Sea Life Berlin, complexo turístico do qual o AquaDom faz parte, disse que a explosão em Berlim não passa de um incidente isolado e sem precedentes.
“O AquaDom é uma atração independente que temos dentro do grupo de aquários Sea Life. Apesar de ser incluído em nossa programação, não nos responsabilizamos pela manutenção ou reparos em sua estrutura”, escreveu. “Isso não respinga em outras estruturas”.
O porta-voz afirmou que as equipes trabalham para incluir todos os habitats possíveis e apoiar a colocação mais rápida dos animais que precisam de ajuda. Há informações de que a maioria dos peixes morreu após o rompimento do tanque por hipotermia.
Outros aquários cilíndricos pelo mundo
Existem diversos aquários cilíndricos gigantes pelo mundo – incluindo projetos para serem construídos no Brasil. O mais alto, com 23 metros, fica no shopping Avia Park, em Moscou.
O complexo de quatro andares, que também ganhou o reconhecimento do Guinness Book, foi construído pela norte-americana ICM , também com painéis da empresa Reynolds.
Outro aquário cilíndrico de quase 15 metros foi inaugurado pela Reynolds no hotel 4 estrelas Hong Kong Ocean Park Marriott, em 2019. A estrutura reúne mais de 90 espécies e quase 2 mil peixes.
O aquário Aquadream, no Morocco Mall, o maior shopping da África, na cidade marroquina de Casablanca, também tem um aquário cilíndrico. Com 9,3 metros de altura, foi projetado e construído pela ICM e Reynolds, e é a peça central do shopping de luxo na costa do Marrocos.
Em seu site, a ICM anunciou que desenvolve o projeto do Iconic Aquarium, um aquário cilíndrico no Jurerê Hotel Resort, em Florianópolis (SC). Outro projeto deve ir para o Chongqing Mall, shopping na cidade chinesa de Chongqing. Não há data prevista para a conclusão dos projetos.
O que já se sabe sobre o AquaDom
Por volta das 5h45 no horário local (1h45 em Brasília), o barulho da explosão despertou os hóspedes do Radisson Blu, hotel localizado na região Mitte, no centro de Berlim. Foi então que partes da fachada do hotel voaram para a rua, empurrados por enormes quantidades de água, disse a agência de trânsito de Berlim VIZ.
O aquário passou por uma reforma para modernização em 2020. Todo o hotel circulava ao redor dele: um elevador com paredes transparentes acompanhava a estrutura e quartos ficavam posicionados de frente para o aquário.
Pelo menos duas pessoas ficaram feridas com estilhaços de vidro. A área segue isolada. Ainda não há certeza sobre o que pode ter motivado o rompimento.