No rol de apps básicos em um smartphone, um que informe a previsão do tempo precisa constar. Embora apenas o iOS ofereça um app do gênero nativamente, as fabricantes costumam suprir essa lacuna no Android e Windows Phone com apps próprios ou de terceiros. Em último caso, os usuários podem recorrer às lojas de apps, se deparando com um punhado de apps do gênero. É aí que surge a dúvida: qual é bom? Leve? Confiável? Usuários de Android agora têm uma resposta a essas perguntas: Eye In Sky Weather.

O app não é exatamente novo, mas vem chamando a atenção pela sua qualidade — ele figurou na lista de melhores apps para Android do The Verge e já apareceu naquelas de recomendados do Google Play. Desenvolvido por Tim Clark, o Eye in Sky Weather puxa dados do CustomWeather.com para exibir a previsão do tempo — e aqui no interior do Paraná, pelo menos, ele tem acertado mais do que errado. O app apresenta uma interface limpa que segue o guia de design do Google para o Android, além de ser muito leve.



São três telas: a principal, com a temperatura, condição climática, umidade e velocidade do vento atuais; outra com previsões para as próximas 48 horas e uma mais extensa, com informações dos próximos 15 dias. No topo, ficam botões de acessos aos locais salvos e para a adição/remoção deles, com direito a uso do GPS para determinar a sua localização automaticamente. O menu de configurações permite personalizar as unidades, o intervalo de atualização da previsão e acrescentar um ícone permanente na barra de notificações do sistema para o caso de, seja lá qual for o motivo, você precisar ter a temperatura sempre acessível à mão.

Um dos grandes destaques do Eye In Sky é o sistema de ícones. O app oferece 12 pacotes de ícones, todos muito bonitos e com estilos variados, que mudam drasticamente a aparência do app. Não é nada tão elaborado visualmente quanto os widgets da Sense UI, skin da HTC, mas algo mais direto e condizente com o tema Holo, do Android 4.0 e posteriores. E falando em widgets, eles também estão presentes aqui. São quatro tipos, todos personalizáveis e com botões de acesso às configurações e atualização da previsão.

Widgets e configurações do Eye In Sky Weather.

Além da versão para smartphones, o Eye In Sky também se adapta a tablets de 10 polegadas e, em breve, ganhará uma versão para modelos de 7 polegadas, como o Nexus 7 e o Kindle Fire HD. O app é gratuito, mas exibe anúncios; uma chave que remove eles está disponível no Google Play por US$ 1,99. É um app simples, mas muito competente, integrado ao sistema e bastante funcional. Com o Eye In Sky Weather não dá para dizer que o Android carece de um bom app para previsão do tempo. [Google Play]