O Facebook criou uma câmera em 360 graus de código aberto para vídeos em realidade virtual

Um projeto do Facebook de código aberto é a peça que faltava no quebra-cabeça da realidade virtual: uma câmera que grava vídeos em 360 graus.

Com o Oculus Rift chegando aos primeiros consumidores, o Facebook nos ofereceu uma prévia do seu design de câmera de vídeo em 360 graus.

>>> Os esforços da Samsung, LG e Facebook para fazer a realidade virtual finalmente vingar

A câmera tem um ar estiloso e futurístico nas fotos, mas o design dela é de código aberto, então certamente pessoas pelo mundo terão ideias novas de como o produto pode se parecer.

Em sua essência, é um design parecido com o que vimos em produtos da Nokia, Lytro e Jaunt: um conjunto com muitas câmeras dispostas de tal modo que as imagens capturadas por cada uma delas podem ser agrupadas em uma foto ou vídeo esférico. Neste caso, o equipamento tem 17 câmeras: 14 delas ao redor de um anel, uma olho de peixe apontando para cima, e duas olho de peixe apontando para baixo.

O Facebook diz que planeja postar os desenhos técnicos do equipamento gratuitamente no Github até o meio deste ano. O software também será gratuito.

Quando o Facebook jogou bilhões de dólares na Oculus, foi para mostrar que a empresa acredita que vai dominar o futuro da realidade virtual – e não apenas por causa do hardware do headset. Isso significa, claro, que ele pretende criar uma plataforma para o desenvolvimento de realidade virtual e vídeos em 360 graus. Eis a peça que faltava no quebra-cabeça: uma nova câmera.

Com ela, o Facebook tem o que chama de solução de vídeo em 360 graus de ponta a ponta. Você pode usar o Facebook para gravar o vídeo, usar o software do Facebook para processar o vídeo, e depois, pode usar o Facebook, pelo site mesmo ou pelo Oculus Rift, para reproduzir o vídeo. É mais ou menos o que o Google fez no ano passado com a plataforma Jump, que incluiu também alguns designs de câmera 360 graus, software de processamento, e mídias para reprodução (Cardboard e YouTube).

Mas mais do que uma jogada agressiva no mundo da realidade virtual e vídeos em 360 graus que pretende dominar, a nova câmera também é uma câmera de vídeo. Vídeo é muito importante para o Facebook, como ficou claro com sua recente investida em streaming ao vivo. O Facebook quer dominar a sua vida pela maior quantidade de tempo do dia que conseguir, e com uma solução de vídeo em 360 graus criada para seus produtos, ele quer ter você também em 360 graus.

[The Verge]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas