Facebook culpa “mudança em configuração de servidor” pela queda prolongada de seus serviços
Depois de quase um dia inteiro, a “família de apps” do Facebook começou a voltar à normalidade.
Pequenas interrupções não são incomuns, mesmo para sites desse tamanho — embora, na história recente, a inacessibilidade prolongada de grandes serviços tenha sido causada mais frequentemente por interrupções de backbone. E qual foi a causa para a queda de Facebook, Instagram e WhatsApp? Supostamente, algum tipo de “mudança na configuração do servidor”, segundo um post da empresa no Twitter.
Yesterday, as a result of a server configuration change, many people had trouble accessing our apps and services. We’ve now resolved the issues and our systems are recovering. We’re very sorry for the inconvenience and appreciate everyone’s patience.
— Facebook (@facebook) 14 de março de 2019
(“Ontem, como resultado de uma mudança na configuração do servidor, muitas pessoas tiveram problemas para acessar nossos aplicativos e serviços. Agora, resolvemos os problemas, e nossos sistemas estão se recuperando. Lamentamos muito o inconveniente e agradecemos a paciência de todos.”)
Procurado, o porta-voz do Facebook Travis Reed reiterou a maior parte do comunicado publicado por Twitter, mas apontou: “Fizemos uma mudança na configuração do servidor que desencadeou uma série de problemas em cascata”. É um pequeno esclarecimento, mas muito bem-vindo, que sugere que a mudança no servidor não foi causada por alguém de fora da empresa.