Facebook cria equipe de emergência para usuários na Ucrânia

Medida foi usada em outras situações nas quais usuários da rede social poderiam não estar seguros - como durante a retirada dos soldados americanos do Afeganistão
Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash
Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash

A equipe de segurança do Facebook criou uma ferramenta que permite que usuários ucranianos optem por bloquear seus perfis. A medida faz parte de uma série de ações que devem ser adotadas para proteger quem vive no país.

O recurso é uma ação de do grupo de emergência da plataforma, criado para acompanhar de perto a crise na Ucrânia e pensar em soluções rápidas para problemas que derivem do conflito.

O objetivo da disponibilização da ferramenta é dar maior controle sobre o gerenciamento de segurança e privacidade para os próprios usuários. “Quando seu perfil está bloqueado, pessoas que não são seus amigos não podem baixar, compartilhar sua foto de perfil e nem postagens em seu feed”, explicou Nathaniel Gleicher, chefe de política de segurança da Meta.

A medida não é inédita e já ocorreu em outras situações nas quais usuários não estavam seguros — como por exemplo, durante a retirada dos soldados americanos do Afeganistão. A empresa considera que o recurso é útil para proteger jornalistas e ativistas, que podem se tornar alvos de ataques.

A Meta afirma que o grupo de emergência dedicado exclusivamente a monitorar o que acontece na Ucrânia é formado por especialistas e também por falantes nativos. Isso, segundo a empresa, garante que a plataforma consiga responder de forma rápida quando necessário.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas