Em 2018, o Facebook lançou sua “versão do Tinder”, chamada Facebook Dating, em alguns poucos países, como a Colômbia. Nesta terça-feira (30), durante a conferência F8, a rede social anunciou a expansão do serviço para outras localidades, incluindo o Brasil, e uma funcionalidade chamada Secret Crush (Crush Secreto).

A ferramenta Facebook Dating está dentro do aplicativo principal do Facebook e deve ser liberada aos poucos por aqui. Ela deverá ser acessível naquele Menu do lado direito superior (☰), em que os usuários têm opções como Marketplace, Vídeos no Watch etc.

Para começar, o usuário deve querer participar do Facebook Dating. Caso contrário, ele não estará disponível na funcionalidade. No primeiro acesso, a pessoa deverá escrever uma breve descrição, adicionar fotos e aparecerão algumas perguntas sugeridas pelo Facebook, do tipo “como é o seu dia perfeito?”.

Captura de tela do Facebook Dating (encontros)

A premissa do recurso não é mostrar amigos, mas amigos de amigos ou estranhos completos que estejam na sua região. Os possíveis matches são feitos baseados em localização, eventos, páginas curtidas em comum, similaridade entre os perfis e amigos em comum.

As pessoas poderão “expressar interesse” em alguém, mesmo que não tenha havido um match, podendo enviar uma mensagem de texto (portanto, nada de fotos de genitais ou coisas esquisitas). A outra pessoa pode responder ou simplesmente deixar a conversa de lado.

Captura de tela do recurso Facebook Dating (Encontros)Rede social sugerirá matches com pessoas baseado em interesses em comum

Sobre a nova funcionalidade Secret Crush (Crush Secreto), ela possibilitará que uma pessoa escolha até nove amigos do Facebook em que ela tenha interesse e colocar numa lista. Se o outro usuário colocar a outra pessoa na lista dele, acontece um match, e elas saberão do interesse uma da outra.

Funcionalidade Crush Secreto, do Facebook Dating (Encontros)