Quatro meses depois de anunciar a novidade, o Facebook afirma nesta quinta-feira (20) que o Facebook Dating, recurso de paquera à la Tinder, enfim chegou, mas só na Colômbia. A funcionalidade será testada no país sul-americano antes de chegar a outras localidades.

O deslizar popularizado pelo Tinder está presente no Facebook Dating, que se diferencia de seus concorrentes por causa de sua integração com grupos e eventos dentro do Facebook. O novo recurso a princípio não terá seu próprio aplicativo. Ele pode ser acessado dentro do aplicativo principal da rede social em smartphones — mas não no desktop.

Facebook começa teste interno de recurso de paquera no estilo Tinder

Ao procurar por matches, o Facebook leva em consideração coisas como seu local, páginas curtidas em comum, similaridades entre os dois perfis e amigos em comum. Aqui mora uma outra diferença importante: você pode “expressar interesse” em alguém mesmo sem um match, podendo enviar uma mensagem, que a outra pessoa pode responder ou simplesmente ignorar. Importante ressaltar que só é possível trocar mensagens de texto — nada de fotos (o que inclui registro de órgãos genitais)

Além disso, outra distinção é que seus amigos no Facebook não são exibidos como possibilidade de combinação, apenas amigos de amigos ou estranhos completos. Pessoas bloqueadas também não aparecerão. Mas se você, por exemplo, apenas excluiu seu ex do Facebook, ele poderá aparecer lá.

Interface do Facebook Dating. Imagem: Facebook

Recentemente, o Facebook tem lidado com grandes preocupações de segurança e privacidade das informações dos usuários. Os executivos da rede social estão bem conscientes disso, e o Facebook Dating tenta trazer uma experiência que pareça segura para as pessoas. As únicas informações que o recurso novo pega do Facebook automaticamente, por exemplo, são nome e idade.

No momento da criação do perfil de namoro, o Facebook pede que você escreva uma curta introdução sobre você e o que você procura no novo espaço de paquera. Seu perfil de namoro na rede social traz uma mistura de fotos e respostas a perguntas feitas pelo Facebook, como “como é o seu dia perfeito?”, com espaço para nove fotos e perguntas no iOS e 12 no Android. Essas fotos podem ser selecionadas do seu rolo de câmera, das imagens publicadas no seu Facebook ou até mesmo a partir das imagens de Instagram que você escolheu publicar simultaneamente na rede social.

Se sua preocupação é com catfishing (golpe em que alguém finge se passar por outra pessoa, às vezes de outro sexo, enganando emocionalmente as vítimas), o Facebook tenta te dar segurança ao pedir que todos os usuários incluam sua localização, que será verificada pela rede social usando o GPS do seu smartphone. Nesse teste inicial na Colômbia, a busca por matches é feita em um raio de 100 quilômetros, e não é possível mudar sua localização para achar pessoas de outros locais. Se você viajar para outro país, por exemplo, precisará verificar novamente sua localização no Facebook.

Quando estiver disponível para o Brasil, não se preocupe, porque você só estará no “cardápio” do Facebook Dating se escolher participar dele, a partir do menu ☰. O recurso é destinado apenas para maiores de 18 anos, é gratuito e sem anúncios. Mas estamos falando apenas do início dele e de uma fase de testes. Muita coisa ainda pode mudar.

[Verge]

Imagem do topo: Alessandro Feitosa Jr./Gizmodo Brasil