O Messenger tem usuários pra caramba, com mais de 1,3 bilhões de pessoas. E uma reclamação comum à plataforma de mensagens do Facebook é que ela sempre foi complicada. Isso deve mudar em breve, pois a rede social anunciou a liberação de uma grande atualização do Facebook Messenger para Android e iOS.

Facebook trabalha para reduzir mensagem irritante do Messenger sobre novos contatos

Chamada de Messenger 4, a atualização se propõe a tornar mais fácil a tarefa de conversar e interagir com contatos do Facebook. A primeira grande mudança é o número de abas. Das nove que o app tem atualmente, ficarão apenas três: Conversas (Chats), Pessoas (People) e Descoberta (Discover).

Novas abas da nova versão do Messenger no Android. Crédito: Facebook

Em conversas, estará o histórico recente de bate-papo, além de ícones na parte superior para iniciar uma conversa com aqueles contatos que você não fala há um tempo e um ícone de câmera para enviar fotos ou fazer um story. Em pessoas, você poderá ver quem está online, além de ter um destaque nos stories dos seus contatos. Por fim, em Descoberta, você poderá se conectar com empresas e jogar Instant Games.

Apesar desse discurso sobre a simplificação da interface, o Facebook diz que vai continuar fornecendo opções ricas de interações entre as pessoas, como criar enquetes, compartilhar a localização em tempo real, fazer videoconferências em grupo ou ainda desafiar os contatos em joguinhos.

Por fim, a plataforma promete ainda para um futuro próximo um modo escuro e um recurso que reduz o brilho do telefone — talvez a rede queira fazer com que as pessoas sejam menos viciadas no app.

Modo escuro deve ser liberado em breve. Crédito: Facebook

A companhia diz que o Messenger 4 vai ser liberado aos poucos nas próximas semanas. Por aqui, mesmo sendo beta tester do app no Android, ainda não rolou essa interface nova.

Imagem do topo: Facebook

[Facebook]