Pela primeira vez na história do Facebook a rede social viu o seu número de usuários ativos diários cair. Um relatório feito pela empresa divulgado nesta quarta-feira (2), mostrou que o total de DAUs (usuários ativos diários), caiu para 1,929 bilhão no último trimestre de 2021.
Ao todo, a rede social perdeu cerca de 500 mil usuários ativos diários ao redor do mundo. Após divulgação do documento, as ações caíram mais de 20% nas negociações no fechamento da bolsa de Nova York.
Segundo os dados, hoje a rede social conta com 1,929 bilhão de usuários ativos diários, contra 1,930 bilhão do trimestre anterior. Apesar de parecer uma diferença pequena, é a primeira vez que a rede social sofre uma queda de usuários diários desde seu lançamento oficial, em 2004.
A empresa de Mark Zuckerberg justificou essa queda e afirmou que a perda desses usuários ativos é resultado de uma combinação de fatores, incluindo mudanças de privacidade no sistema iOS, da Apple, e desafios macroeconômicos.
Além disso, a Meta alegou que o crescimento abaixo do esperado, é em parte também, pela inflação e pelos problemas da cadeia de suprimentos que estariam afetando os orçamentos dos anunciantes e ainda citou a concorrência de rivais como TikTok e YouTube.
“As pessoas têm muitas escolhas sobre como querem gastar seu tempo e apps como o TikTok estão crescendo muito rapidamente. E é por isso que o nosso foco nos Reels é tão importante no longo prazo”, disse Zuckerberg durante o anúncio dos resultados.
A maior queda no número de usuários ativos diariamente do Facebook ocorreu na América Latina e na África, com uma queda menos expressiva nos EUA e Canadá. Já, Europa e Ásia cresceram.
O número de usuários ativos por mês ficou em 2,91 bilhões no quarto trimestre, esse número não representa nenhuma mudança, sem crescimento na comparação com o trimestre anterior.
Leia também: teve sua conta no Facebook hackeada? Saiba como recuperá-la.